TIM planeja novo plano controle sem redes sociais ilimitadas
Por Murilo Tunholi |

A TIM anunciou uma revisão na política de tarifa zero para uso de redes sociais em planos controle. Como parte de uma nova estratégia, que entra em vigor nas próximas semanas, a operadora vai estabelecer um limite para a franquia de dados, sem cortar o benefício, por enquanto.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Oi, Tim e Vivo levam multa de R$ 4,7 milhões por propaganda enganosa sobre 5G
Apesar das operadoras estarem estudando acabar com o “zero rating” em aplicativos de redes sociais e no WhatsApp, a TIM quer manter o benefício por mais tempo.
Porém, com o aumento de pessoas usando planos pós-pago, crescem também os custos para oferecer tarifa zero em apps de redes sociais. O investimento fica ainda mais pesado com a popularização do 5G.
A ideia da TIM é limitar o zero rating por meio de franquias mensais. Em vez de ter acesso ilimitado, os usuários terão pacotes de dados para usar em apps específicos sem custo adicional.
Ainda não há data para que os novos planos TIM Controle comecem a funcionar. A empresa também não tem planos para mudar outros planos pré ou pós-pagos.
TIM quer migrar usuários do pré para pós-pago
O novo portfólio de planos do TIM Controle faz parte de um reposicionamento dos planos pós-pago “de entrada”. Segundo a empresa, o objetivo é incentivar a migração de usuários de pré-pago para pós-pago.
Atualmente, a operadora vê um crescimento no número de usuários desistindo de planos pré-pagos. Nos últimos 12 meses, a TIM registrou:
- 2 milhões de novos acessos aos planos pós-pagos;
- alta de 14,5% na movimentação de usuários trocando de planos pré para pós-pagos.
Para aumentar ainda mais a adesão aos planos pós-pagos, a TIM vai oferecer benefícios de planos de níveis mais altos no portfólio do tipo controle. Será possível, por exemplo, incluir assinaturas de serviços de streaming e habilitar roaming internacional a preços acessíveis.