Teste revela que a Claro é a operadora com internet mais rápida do Brasil

Por Felipe Ribeiro | 25 de Setembro de 2019 às 12h30
Divulgação

A Claro é a operadora com a internet fixa e móvel mais rápida do Brasil. Pelo menos é o que diz é a Ookla, empresa especializada neste tipo de análise e que publicou os resultados do Speedtest Award, que avalia conexões de rede em diversas praças pelo mundo e faz um ranking segmentado. É a primeira vez que um fornecedor brasileiro recebe os dois prêmios no mesmo período.

Foram feitos, também, testes comparativos e divisões por regiões do Brasil.

Como foi feito o teste?

O relatório foi baseado em usuários de banda larga móvel e fixa usando o Speedtest no primeiro e no segundo trimestres de 2019. A análise feita pela Ookla considerou os critérios de velocidade de download e upload e latência dos principais operadores do mercado. Durante o período, foram realizados 4,1 milhões de testes em LTE (4G) em dispositivos conectados por redes móveis e 63,6 milhões em redes fixas de banda larga.

Entre as operadoras de telefonia móvel, a Claro ficou na primeira posição no período, com velocidades médias de download de 31,77Mbps - índice 47% superior à média do mercado, que é de 21,55Mbps. Em segundo lugar está a Vivo, com 23,41Mbps, seguida pela TIM, com 15,09Mbps, Oi com 14,02Mbps e Nextel com 8,62Mbps.

Na categoria banda larga fixa, a Claro também foi líder em provedor de velocidade no Brasil, alcançando uma velocidade média de 49,49Mbps de download e também 47% superior à média nacional (33,58Mbps). A TIM alcançou velocidades máximas de 45,50Mbps, seguida pela Vivo, em terceiro lugar, com 42,55Mbps, e pela Oi, na quarta posição, com 16,67 Mbps.

Para determinar os vencedores do Speedtest Awards para redes móveis, a Ookla avalia os resultados médios dos testes alcançados pelos smartphones Android e IOS. Para redes fixas, a empresa analisa as velocidades mais rápidas obtidas nas conexões com fio e Wi-Fi, sempre levando em consideração o operador que fornece a conexão de cada acesso.

Ambas as análises consideram a latência, o download e as velocidades de upload. Para ser considerado no ranking, cada operador deve ser responsável por pelo menos 3% do tamanho da amostra em cada área geográfica sendo analisada.

Por região

A Claro lidera em 26 dos 27 estados, de acordo com os resultados do primeiro semestre de 2019 para banda larga móvel. O único estado em que o provedor não apareceu primeiro é o Amapá. Nesse caso, a Vivo lidera em velocidade e a Claro ocupa a segunda posição. Na categoria internet fixa, a Claro é a primeira em 15 das 25 unidades federativas.




Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.