Starlink quer colocar mais satélites sobre o Brasil; Anatel analisa pedido
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller |

A Starlink quer instalar novos satélites na órbita posicionados para abranger o Brasil. No total, a marca quer colocar mais de 7,5 mil equipamentos do tipo sob o território brasileiro, o que mais que dobraria o número atual, de 6.350 satélites. A aprovação depende da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que no próximo ano irá seguir com a análise.
Novos satélites dependem da Anatel
Qualquer operadora de internet por satélite que deseje atuar no Brasil precisa da aprovação da Anatel. Nesse sentido, a agência entra para garantir que não exista qualquer irregularidade com os aparelhos ou com a organização.
A previsão é de que a Anatel analise o pedido em 13 de fevereiro, para emitir um parecer sobre a chegada ou não dos novos satélites.
Atualmente, a empresa de Elon Musk possui autorização para trabalhar no território nacional e é muito conhecida por oferecer internet para locais afastados, como regiões rurais com fazendas.
Por ora, a Starlink funciona com satélites posicionados em uma órbita terrestre baixa para proporcionar internet de banda larga. Os equipamentos emitem o sinal captado por antenas terrestres nas casas das pessoas.
Starlink trabalha com internet para celular
Tendo em vista a crescente do mercado de internet via satélite, a Starlink quer inovar no segmento. Dado o contexto, a empresa está investindo em uma tecnologia dedicada para emitir sinal de internet para celulares diretamente, isto é, sem a necessidade de antenas receptoras.
Chamada "Direct to Cell", a solução chegaria para abranger regiões que não possuem antenas para captar o sinal. Essa tecnologia é compatível com dispositivos LTE ou padrão IoT (padrão muito usado para casa inteligente).
Ainda em fase de expansão, a funcionalidade suporta somente SMS (mensagens de texto). Conforme destacado no site da operadora, em 2025, a Starlink irá complementar o serviço com o acesso à voz, dados e dispositivos IoT.
Vale destacar que recentemente noticiamos que a empresa um acordo com uma operadora para fornecer sinal de celular para qualquer lugar nos Estados Unidos, a T-Mobile.
Concorrente da Starlink quer operar no Brasil
É importante mencionar que a Starlink não é a única empresa de internet opor satélite que quer expandir negócios no Brasil. No último mês de novembro, na visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, a Telebrás, empresa estatal ligada ao Ministério das Comunicações, indicou o desejo de trabalhar em conjunto com a SpaceSail, concorrente direta da Starlink.
Apesar da vontade da parceria, ambos os lados seguem em negociação. Após a finalização do acordo, a chinesa irá iniciar o processo de autorização juntamente à Anatel. Porém, ainda levaria anos para que a SpaceSail alcance a empresa de Elon Musk no número de satélites em órbita. Atualmente, estima-se que a rival tem 40 equipamentos no espaço com a expectativa de colocar posicionar mais 648 nos próximos 14 meses e 15 mil até 2030.
VÍDEO: StarLink é rápida mesmo? Instalação e Primeiras Impressões