Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sinal analógico de TV será desligado hoje (30) em mais sete capitais

Por| 30 de Maio de 2018 às 18h16

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Anatel

O sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta (30) em mais sete capitais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ao todo, 3,4 milhões de pessoas que moram em Aracajú (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI) serão impactadas.

“Serão cerca de 100 milhões de brasileiros que assistirão, na TV, aos jogos da Copa do Mundo no sistema digital, a metade da população brasileira”, disse Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ao assinar a permissão de desligamento ontem.

Além das capitais, 89 cidades terão a transmissão analógica desligada às 23h59 desta quarta, sendo que 15 são da região Norte e 73 da Nordeste. A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que todas as regiões metropolitanas das capitais passem a receber somente sinal digital até o fim do ano. “Toda a Região Sul já desligou; o Sudeste, também. No Centro-Oeste, o sinal analógico já foi desligado em Brasília e em Goiânia. Com o desligamento de agora, faltam somente as demais capitais da Região Norte e duas capitais do Centro-Oeste”, detalhou Juarez Quadros, presidente da Anatel.

Para acessar o sinal digital em sua TV é preciso uma antena e um conversor, caso o seu aparelho não receba o sinal digital automaticamente. A maioria dos televisores recentes já são capazes de converter o sinal. Para a população de baixa renda, o governo distribui kits para que espectadores possam continuar assistindo TV normalmente. Segundo o governo, foram mais de 10 milhões de kits entregues em todo país até o momento.

Continua após a publicidade

O presidente da Anatel ainda informa que o chamado “apagão analógico” da região não acontece de forma arbitrária: “Só desligamos o sinal analógico quando temos certeza de que pelo menos 90% do domicílios estão com o sinal digital”.

Para isso, a agência faz pesquisas nas localidades para levantar o percentual que ainda falta se adequar. "A pesquisa mostrou que, em Aracaju, 93% dos domicílios já contam com o sinal digital; em Belém, 91%; em João Pessoa, 95%; em Maceió, 92%; em Manaus, 91%; em Natal, 92%; e, em Teresina, 92%. João Pessoa foi a capital que atingiu o maior percentual de domicílios com TV digital, até o momento, 95%, o mesmo percentual de São Luís, que teve o sinal analógico desligado em março", finalizou a Anatel.

Fonte: Agência Brasil