Publicidade

Qualidade da internet fixa piora no Brasil e reclamações disparam na Anatel

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Reprodução/ HowtoGeek
Reprodução/ HowtoGeek
Tudo sobre Anatel

Novos levantamentos divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as reclamações relacionadas a serviços de internet fixa aumentaram de forma significativa no primeiro semestre de 2024, em comparação com o semestre anterior.

No total, 14,3% mais queixas foram registradas no período, taxa que impediu uma queda na quantidade de reclamações totais registradas pela Anatel em todos os serviços.

Isso porque, quando se considera todas as áreas relacionadas às telecomunicações no Brasil, a quantidade de reclamações se manteve praticamente estável, com aumento de 0,01%. Isso representa um acréscimo de apenas 49 registros extras em comparação com o último semestre de 2023.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com isso, o fornecimento de banda larga superou os serviços de celular pós-pago na quantidade de reclamações e, pela primeira vez, se mostrou o mais problemático entre todos os serviços de telecomunicação regulados pela Anatel. A agência acrescentou que o aspecto Qualidade foi o que mais disparou em registros.

Outros serviços demonstraram melhora

Além da internet fixa, o setor de TV por assinatura também teve aumento de reclamações, com uma sutil variação de 0,3%. Por outro lado, reduções foram vistas nas áreas de telefonia fixa (-10,5%), celular pré-pago (-7%) e celular pós-pago (-5,2%).

Entre as principais empresas e grupos econômicos do país, a Tim foi a única com redução nas reclamações, em proporção de 2,7%.

Grande parte das reclamações são associadas ao tema cobrança (29,7%), seguido pelo funcionamento do serviço (22,2%).

Foram vistos resultados semelhantes no chamado Índice de Reclamações (IR), que mede a quantidade proporcional de registros em relação à base de clientes de cada prestadora. O IR médio entre as empresas permaneceu em 0,36, valor igual ao do semestre passado e que representa o menor índice desde 2015.

Reclamações para a Anatel podem ser realizadas por diferentes canais, incluindo o aplicativo Anatel consumidor, o telefone 1331, e o portal oficial do Governo Federal.

Continua após a publicidade

Fonte: Governo Federal