Publicidade

Quais as operadoras com clientes mais satisfeitos no Brasil em 2022?

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Pexels/Nataliya Vaitkevich
Pexels/Nataliya Vaitkevich

Nesta quarta-feira (5), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou os resultados da sua Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022. O levantamento se baseou nas respostas de 88 mil consumidores de todo o Brasil no período entre julho de 2022 e janeiro de 2023.

A pesquisa avaliou o Índice de Satisfação Geral (ISG) dos consumidores em uma escala que vai de 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito). A telefonia pré-paga foi a que apresentou o melhor ISG entre os clientes, com média de 7,70, seguida pela telefonia fixa (7,45); telefonia móvel pós-paga (7,30); TV por assinatura (7,22); e banda larga fixa (7,07).

A nota dos índices atribuídos foram estatisticamente maiores que no ano passado — com exceção da telefonia móvel pré-paga e pós-paga, que registraram 7,82 e 7,39, respectivamente. Em 2021, a banda larga teve o índice médio de 6,88; a telefonia fixa, 7,37; e TV por Assinatura, 7,13.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Claro teve a maior nota de satisfação na média nacional sobre os serviços móveis, com 7,92 no celular pré-pago e 7,53 no pós-pago. A operadora Gigabyte participou pela primeira vez da pesquisa e obteve a maior nota dentre as prestadoras pesquisadas em banda larga, com ISG médio de 8,25.

A Unifique teve as notas nacionais mais altas no serviço de telefonia fixa, com 8,39. Enquanto a Vivo obteve a maior nota nacional no serviço de televisão por assinatura, com 7,66.

Operadoras com melhor e pior ISG

A pesquisa ainda categorizou os estados que tiveram as maiores e menores notas de satisfação, divididos por serviço. Confira:

CategoriaCelular Pré-pagoCelular pós-pagoTelefone fixo
Clientes mais satisfeitosUFOperadoraISGUFOperadoraISGUFOperadoraISG
ALClaro8,65PIClaro8,21SCUnifique8,39
MSClaro8,59RSClaro8,18SPAlgar8,03
ACClaro8,48SCVivo8,08RJClaro7,95
PIClaro8,37ALClaro7,92MSVivo7,87
MAClaro8,34MSClaro7,90APOi7,82
Clientes menos satisfeitosPEOi Vivo7,13PBOi Vivo6,48GOClaro6,93
PBOi Vivo7,11GOOi TIM6,39RJOi6,91
TOOi TIM7,08TOOi TIM6,31PBOi6,84
MGOi Claro7,02MGOi Claro6,30BAOi6,83
BAOi Claro6,77DFOi TIM6,27BAVivo6,75

Telefonia Móvel Pré-paga: apesar da queda da nota em relação a 2021, os consumidores de telefonia móvel pré-paga seguem os mais satisfeitos, com ISG médio de 7,70, em relação aos serviços pesquisados.

Dentre os parâmetros avaliados, a modalidade também é a que possui melhor avaliação sobre a qualidade da informação ao consumidor (7,39) e os que pior avaliam a qualidade de cobrança ou recarga (7,60).

Telefonia Fixa: os consumidores de telefonia fixa ocupam o segundo lugar no nível de satisfação em relação aos demais serviços, com média nacional de 7,45. A percepção da qualidade do funcionamento também é relativamente elevada, sendo a segunda mais alta com índice de 8,11.

Continua após a publicidade

Telefonia Móvel Pós-paga: ocupando o terceiro lugar, com média nacional de 7,30, os consumidores de internet móvel pós-paga também são os que pior avaliam a qualidade de funcionamento, com índice de 7,25.

CategoriaTV por assinaturaBanda larga fixa
Clientes mais satisfeitosUFOperadoraISGUFOperadoraISG
PISky8,10ALBrisanet8,50
AMSky8,02PIBrisanet8,49
CEClaro7,86PEBrisanet8,47
SPVivo7,85SEBrisanet8,36
MSSky7,81RNBrisanet8,34
Clientes menos satisfeitosRJClaro6,81SCClaro6,46
SEClaro6,79MGOi6,40
DFSky6,74TOOi6,36
MTClaro6,72GOSky6,34
DFClaro6,62MGSky5,94

Tv por assinatura: com nível superior apenas ao dos consumidores de banda larga fixa, o índice de satisfação com o serviço, na média nacional, é de 7,22. No entanto, foram os que apresentaram melhor índice quanto à qualidade do funcionamento, com 8,18.

Sobre a qualidade do atendimento telefônico e digital, os consumidores desta modalidade têm a pior percepção de qualidade, registrando os índices de 6,16 e 6,56, respectivamente, e qualidade da informação ao consumidor com 6,58.

Continua após a publicidade

Banda larga fixa: apesar do aumento na nota em relação à 2021, os consumidores de banda larga fixa seguem os menos satisfeitos, em relação aos demais serviços, com uma média nacional de ISG de 7,07.

Selo de qualidade para o serviço das operadoras

Esta é a oitava edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022, sendo apenas o segundo ano após a divulgação do novo modelo do Manual de Aplicação, que visa definir os principais aspectos operacionais da pesquisa. Segundo a Anatel, as mudanças visam aperfeiçoar os resultados e permitir seu uso na composição do Selo de Qualidade previsto no novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).

A agência é responsável pela metodologia da pesquisa, formulação dos questionários, sorteio dos contatos a serem entrevistados e acompanhamento da execução. A empresa Kantar realizou a coleta das entrevistas, que foram realizadas por telefone.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*