Clientes TIM encontram dificuldades para realizar ligações nesta terça-feira (5)

Por Felipe Demartini | 05 de Fevereiro de 2020 às 10h16
Shutterstock
Tudo sobre

TIM

Saiba tudo sobre TIM

Ver mais

Clientes da TIM em diferentes estados do Brasil acordaram nesta quarta-feira (5) sem conseguirem realizar ligações telefônicas. O problema atinge clientes de diferentes pacotes da empresa, com os relatos dos usuários citando uma inusitada mensagem de erro que indica a necessidade de compra de créditos até mesmo para quem é pós-pagos. O acesso à internet móvel, entretanto, não foi afetado.

O problema começou em torno das 6h desta quarta e se estende até o momento de publicação desta reportagem. O Canaltech pôde confirmar que clientes dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais enfrentam dificuldades para realizar chamadas, mas a falha não parece ser generalizada, com usuários de linhas pré-pagas não tendo o funcionamento interrompido, assim como os de planos pós em algumas das regiões citadas.

O DownDetector, serviço online que reúne relatos de falhas em serviços, mostra um cenário ainda mais amplo de falhas. De acordo com o mapa da plataforma, os principais problemas estão localizados nos estados de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba. Um grande número de relatos de erro também foi registrado em capitais como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Também pelas redes sociais, clientes relatam problemas no atendimento da companhia. Aqueles que conseguiram falar com o suporte da TIM, porém, relatam que ela já está ciente e trabalhando para resolver os problemas, com a previsão de restabelecimento dos serviços sendo para as 11h desta quarta.

Mapa do site DownDetector exibe pontos de maior número de reclamações sobre a falha em ligações pela TIM, que parece atingir todo o Brasil (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Em contato com o Canaltech, a TIM afirmou que uma falha sistêmica atingiu alguns clientes dos planos Pré-Pago e Controle da empresa. De acordo com ela, os problemas foram resolvidos a partir das 8h30 e, no momento de publicação desta reportagem, os usuários não devem encontrar mais problemas na realização de chamadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.