Publicidade

Planos com WhatsApp e outros apps ilimitados podem estar com dias contados

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre TIM

As operadoras de telefonia podem acabar com os planos de dados que trazem o chamado Zero Rating, que é quando aplicativos específicos podem ser usados com franquia ilimitada de dados — ou, em alguns casos, até mesmo com assinaturas de serviços como brinde no pacote. De acordo com declarações de executivos das principais operadoras do país divulgadas pelo portal Minha Operadora, o formato tem trazido problemas para as empresas da área.

Afinal, o uso de dados nestes aplicativos tem aumentado bastante ao longo dos últimos anos, especialmente em serviços como o WhatsApp, Twitter, YouTube e Waze. Esse problema tende a se agravar com a popularização da conectividade 5G e dos serviços de streaming de vídeos e jogos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outra questão que afeta o Zero Rating e é discutida há mais tempo é a quebra da neutralidade de rede, prevista no Marco Civil da Internet. Ao privilegiar alguns aplicativos, as operadoras estariam violando este pressuposto, e privilegiando as empresas que fornecem tais serviços em detrimento das outras.

Mais um ponto discutido é a regulação das redes discutida nos últimos meses no Brasil, incluindo o potencial pagamento pelo uso das redes por parte de grandes empresas de tecnologia, para as operadoras. De acordo com o vice-presidente de negócios da Vivo Alex Salgado, não faz sentido questionar estes novos custos se o Zero Rating continuar sendo aplicado nos planos.

O que dizem as operadoras

  • Vivo: atualmente, a Vivo oferece WhatsApp ilimitado para seus planos pré e pós pagos. No caso do Vivo Selfie Travel, os aplicativos Waze e Moovit também podem ser usados sem descontar da franquia. Ao Minha Operadora, Salgado indicou que o Zero Rating não é o padrão da marca, e a oferta de aplicativos com uso ilimitado tem diminuído nos últimos anos, já que é necessário remunerar o investimento feito na rede.
  • TIMa operadora tem opções com WhatsApp e Messenger ilimitados, mas nos planos TIM Controle mais avançados a oferta é ampliada para o Instagram, Facebook e Twitter. Porém, a empresa sente a necessidade de ampliar as suas fontes de faturamento, de acordo com o diretor de receitas da TIM Fábio Avellar. A operadora também tem aumentado suas redes de forma significativa ao longo dos últimos anos, especialmente por conta da tecnologia 5G.
  • Claro: a Claro também oferece ampla variedade de aplicativos sem descontar dos dados, especialmente nos planos Claro Pós mais caros. É permitido o uso ilimitado de apps como o TikTok, WhatsApp, Facebook, Instagram, Waze e outros, além da oferta de 200 GB exclusivamente para serviços de streaming como Netflix, HBO Max, Disney Plus e Star Plus, e mais. Em entrevista recente, o presidente da Claro José Felix apontou que o Zero Rating “é um erro”, mas o conserto é possível. Portanto, é provável que a marca seja mais uma a limitar suas ofertas desse tipo de plano no futuro.

Obviamente, uma mudança neste sentido não será feita da noite para o dia, algo que certamente traria problemas com os órgãos de defesa do consumidor. Por isso, precisamos esperar por novas movimentações públicas das operadoras sobre o assunto para poder saber ao certo qual será o caminho traçado para tornar os planos mais lucrativos enquanto os diferenciais existentes atualmente são substituídos.

Fonte: via Minha Operadora