Publicidade

Operação bloqueia mais de 500 sites e app de streaming pirata

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Chris Robert
Unsplash/Chris Robert

Em mais uma ofensiva contra a pirataria digital, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Operação 404, anunciou a derrubada de 535 sites de streaming ilegal e de um aplicativo dedicado à distribuição não autorizada de filmes e séries.

A ação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27), teve caráter internacional: contou com o apoio de autoridades da Argentina, Peru, Equador, Paraguai e Reino Unido. No Brasil, a atuação foi coordenada pela divisão responsável por crimes cibernéticos da pasta de segurança.

Até o momento, sete pessoas foram presas durante a operação, que incluiu 42 mandados de busca e apreensão em diversos estados e também no exterior.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com as autoridades, o foco desta fase da Operação 404 foi desarticular redes que disponibilizavam ilegalmente não apenas filmes e séries, mas também músicas e jogos — conteúdos protegidos por direitos autorais.

Com os blocos de domínios e a desindexação dos serviços em buscadores, o governo pretende dificultar a reativação imediata dessas plataformas. Por isso, as autoridades não divulgaram publicamente os nomes dos sites e do app derrubados na recente fase da Operação 404.

O governo brasileiro reportou que a lista de sites bloqueados foi enviada ao sistema de monitoramento internacional WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, do inglês) e a lista permanece confidencial para evitar que criminosos reativem os serviços ou criem novas versões.

Combate à pirataria digital

A operação marca um novo patamar no combate à pirataria digital no país, com coordenação internacional e resposta articulada.

Para especialistas e autoridades, derrubar grandes esquemas de streaming ilegal é uma etapa importante para proteger a indústria audiovisual e os direitos autorais — além de evitar que usuários caiam em golpes, malware ou fraudes associadas a serviços piratas.

Leia também:

Continua após a publicidade

TV Box são SEGURAS?

Fonte: g1