Publicidade

Mesmo com COVID-19, adoção do 5G cresce em ritmo acelerado mundo afora

Por| 25 de Junho de 2020 às 07h30

Link copiado!

Samsung
Samsung

Mesmo com a situação de pandemia gerada pela COVID-19 e a consequente crise global, a adoção do 5G pelo mundo vem crescendo em ritmo acelerado.Segundo a 5G Américas, associação setorial de tecnologias móveis para as Américas, o número de conexões e redes móveis de quinta geração contou com mais de 63,6 milhões de conexões no mundo inteiro no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 308,66% comparado com o trimestre anterior. Os números foram dvulgados pela Omdia, consultoria de pesquisa especializada em TI.

De acordo com dados da TeleGeography, 82 redes comerciais 5G já estão em operação no mundo inteiro, número este que deve crescer mais de 100% até o final de 2020 - totalizando 206 redes. Além disso, o Relatório Ericsson Mobilidade de junho de 2020 revela que mais de 100 modelos de dispositivos 5G já podem ser encontrados no mercado global, oferecendo cada vez mais suporte para frequências de banda baixa, média e milimétrica (mmWave).

Pandemia

Continua após a publicidade

Algumas diferenças regionais, no entanto, já estão aparecendo devido ao impacto localizado da pandemia, apesar do número de novas redes 5G entrando no mercado. “O setor de telecomunicações da América Latina e do Caribe está começando a sentir o impacto da COVID-19. O volume de remessas financeiras da Europa e América do Norte desacelerou e, com muitos governos regionais impondo regras de isolamento social, o poder de compra de uma grande parcela da população caiu”, afirmou Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.

Em termos regionais, a América do Norte registrou 1,18 milhões de conexões 5G e 494 milhões de conexões LTE no final do primeiro trimestre de 2020. Isso representa 100% de crescimento para a 5G, que ganhou 591 mil conexões deste padrão durante o período, e ganho de 2,34% para a LTE, adicionando 11,3 milhões de conexões do gênero neste tri.

A América Latina e Caribe chegaram ao fim do primeiro trimestre 2020 com 3.004 conexões 5G (142,85% acima do trimestre anterior) e 372 milhões de conexões LTE (crescimento trimestral de 3%), respectivamente.

Continua após a publicidade

“Mesmo durante a pandemia, a 5G manteve a maior taxa de crescimento histórico de qualquer tecnologia celular", observou Chris Pearson, presidente da 5G Americas. "Com o lançamento de novos dispositivos compatíveis com as frequências de banda baixa e ondas milimétricas, a América do Norte ainda está registrando um volume significante e consistente de novas assinaturas 5G. Em paralelo, o setor ainda está ampliando a capacidade de rede”.

Projeções para as Américas

Para os próximos meses, a Omdia está projetando 238 milhões de conexões 5G no mundo inteiro até o final de 2020, das quais 10 milhões estarão localizadas na América do Norte. “De acordo com nossas previsões, o crescimento deve acelerar no segundo semestre com o relaxamento do isolamento social, a expansão da rede 5G e a disponibilidade de novos dispositivos 5G.", observou Kristin Paulin, analista sênior da Omdia As estimativas da consultoria preveem que a América Latina e o Caribe devem registrar 270 mil novas conexões até o final do 2020. O número de conexões LTE 4G ainda é robusto e deve atingir 5,7 bilhões de conexões no mundo inteiro, com 506 milhões de novas assinaturas na América do Norte (4,8% de crescimento anual) e 404 milhões (ganho de 11,8% na comparação anual) na América Latina e o Caribe.

Alguns governos da América Latina e do Caribe ajustaram os termos de serviço e impostos que incidem sobre os serviços de comunicações para minimizar o impacto da pandemia. “Os problemas logísticos no mundo inteiro levaram à falta de dispositivos e, consequentemente, crescimento negativo do número de assinantes e adoção menor de novas tecnologias". continua Otero. "Todos os processos de alocação de espectro devem sofrer atrasos e nenhuma nova rede deve ser lançada nesse período até a situação normalizar”.

Continua após a publicidade

Por fim, a Telegeography, consultoria de mercado especializada em telecomunicações, apresentou dados que representam o número de redes em operação usando tecnologias sem fio. A última atualização destes números foi feita no último dia 15 de junho:

  • Global:

    5G: 82
    LTE Advanced: 328
    LTE: 677

América do Norte:

  • 5G: 7
  • LTE Advanced: 9
  • LTE: 20
Continua após a publicidade

América Latina e o Caribe:

  • 5G: 5
  • LTE Advanced: 50
  • LTE: 127

O site da 5GAmericas oferece mais informações, com uma série de gráficos estatísticos sobre a família de tecnologias 3GPP, além de uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omdia e os dados sobre a implementação de redes são da TeleGeography (GlobalComm).