Publicidade

Huawei fora do 5G no Brasil? Decisão está nas mãos de Bolsonaro

Por  | 

Compartilhe:
Rock Content
Rock Content
Tudo sobre Anatel

A Huawei pode ficar fora do 5G no Brasil? Essa é uma possibilidade entretida por especialistas que atenderam à live “Tudo sobre 5G”, promovida pelo portal de notícias Telesíntese e que contou com a presença de Wesley Cardia, secretário de fomento da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); e Marcos Ferrari, presidente-executivo do SindiTelebrasil.

Durante a live, Cardia atribuiu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a decisão final da participação da gigante chinesa como fornecedora de equipamentos de rede para participantes do leilão do 5G, que servirá como ponto de partida para a introdução da quinta geração de internet móvel no Brasil: “O presidente vai ter que decidir”, disse o especialista. “Para isso, está sendo instrumentalizado pelo MCTIC, pelo PPI, pela Anatel, pelo Ministério da Economia, pelo GSI, pelo Ministério das Relações Exteriores. Cada um está fazendo seu parecer para a decisão do presidente”.

Em evolução mais recente do caso, o presidente Trump ampliou a revogação comercial da Huawei nos EUA por mais um ano, agora com vigência até maio de 2021. O governo norte-americano citou que ainda existem preocupações de segurança nacional na atuação da Huawei, a qual os EUA acusam de agir em conluio com o governo chinês, usando seus equipamentos de rede e sistemas operacionais para consumidores para coletar dados do público americano e enviá-los de volta a Pequim, onde as autoridades governamentais chinesas estão sediadas. Tais acusações nunca tiveram sólidas evidências divulgadas.

Evidentemente, a Huawei nega as acusações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fonte: Teletime; Portal PPI