Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fraca telecomunicação da Austrália deixa população desinformada sobre queimadas

Por| 13 de Janeiro de 2020 às 20h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Austrália já é conhecida como a região com uma das menores infraestruturas de internet do mundo há bastante tempo. Agora, em meio a uma terrível crise de queimadas que vem destruindo florestas, matando animais e deixando milhares de desabrigados, o problema passou a se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

De acordo com informações da ABC News, da Austrália, a população vem passando por problemas no momento de obter informações sobre as queimadas, que vêm acontecendo desde setembro do ano passado. Algumas regiões já perderam o serviço de internet móvel e também de banda larga, fazendo com que as pessoas não consigam ser informadas pelo governo sobre uma eventual necessidade de evacuar suas casas para se salvar, por exemplo.

Há tempos a Austrália passa por esse problema de infraestrutura, algo que deveria ter mudado ainda nos anos 2010. Na época, o governo apresentou um programa chamado National Broadband Network (NBN), que deveria, em poucos anos, oferecer uma conexão mais veloz em todo país. No entanto, esse processo vem sendo vem demorando mais do que o previsto, devido a problemas técnicos e também pelo alto custo da instalação da fibra.

Continua após a publicidade

Para a instalação da NBN, os tradicionais fios de cobre telefônicos teriam que ser retirados de todas as casas, o que trouxe um pouco de angústia para a população que mora nas áreas mais rurais, que poderiam ficar sem um serviço mínimo de comunicação. Além disso, futuramente, eles terão que desembolsar uma alta quantia para a manutenção da nova rede. Sem contar que muitos defendem de que não há a necessidade dessa remoção, pois é possível apenas implementar a nova infraestrutura na já existente.

No momento, a Austrália não conta com um plano de emergência nacional em relação às telecomunicações, provocando a revolta da população que não sabe para onde recorrer. Sem os fios de telefone que estão sendo removidos, que funcionariam até mesmo com a energia desligada, não há como as pessoas se comunicarem. Enquanto isso, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, vem defendendo esse processo.

Embora a Austrália seja um país considerado rico, nação está classificada apenas em 64º na lista dos países com a melhor velocidade de internet banda larga fixa. Infelizmente, em meio a todos os problemas enfrentados pela população nos últimos meses, a situação das telecomunicações não deve ser resolvida tão cedo.

Continua após a publicidade

Até então, a estimativa é que mais de 1.25 bilhão de animais tenham morrido nas queimadas, mais de oito milhões de hectares de terra foram devastados e cerca de 25 pessoas perderam suas vidas.

Fonte: Gizmodo