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Fim do spam? Anatel testa identificador de ligações indesejadas

Por  • Editado por Léo Müller | 

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Reprodução/Freepik
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A Anatel está realizando testes finais de um novo sistema que identifica chamadas indesejadas, incluindo ligações insistentes de empresas e robôs. Chamado de “Origem Verificada”, o serviço poderá ser colocado em prática.

Entre as informações mostradas na tela do celular estará o número de origem da ligação, assim como a logomarca da empresa e o motivo da ligação logo abaixo. Na seção inferior do display, será exibido um selo que confirma a autenticidade das informações dispostas.

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Antes de iniciar a operação completa do Origem Verificada, a Anatel deve certificar as empresas que realizam esse tipo de ligação.

Para os consumidores, basta ter um celular com conectividade 4G ou 5G (ou seja, grande parte dos modelos em circulação atualmente) para ver o serviço funcionando no futuro.

De acordo com o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana Borges, é comum que provedores de telefonia fixa repassem a chamada, mas não sua origem.

Agora, as operadoras já devem receber estes dados junto com a chamada, e poderão repassá-los se as informações estejam autenticadas com o selo. Caso contrário, é possível barrar as ligações antes que cheguem ao consumidor.

Segundo informações fornecidas por Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, cerca de 500 empresas são responsáveis por 80% das chamadas, incluindo fraudes. Ela também apontou que as ligações insistentes e pouco eficientes estimula que os consumidores não as atendam.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicaram que 68% dos adultos nunca atendem uma chamada não identificada, e 80% afirmaram que teriam maior propensão a atender a chamada caso ela fosse identificada.

John Anthony von Christian, presidente-executivo da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), apontou que as novas regras poderão beneficiar também as empresas que tenham boas práticas. Segundo ele, a maior transparência fará com que as pessoas atendam a chamadas que as interessem:

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“Quando o cidadão não atende, fica difícil. Foram mais de 60.000 demissões no nosso setor por causa disso. Com o sistema, o setor poderá voltar a contratar, porque as pessoas vão voltar atender as ligações”

A agência não confirmou quando o serviço começará a ser disponibilizado. No momento, 33 operadoras de telefonia celular e fixa já aderiram ao programa, e é esperado que todas sejam certificadas em três anos.

Fonte: Anatel, Poder360