Publicidade

Fim do Orelhão: Anatel inicia desinstalação dos últimos telefones públicos

Por  | 

Compartilhe:
Fim do Orelhão: Anatel inicia desinstalação dos últimos telefones públicos
Fim do Orelhão: Anatel inicia desinstalação dos últimos telefones públicos

A Anatel começa em janeiro a retirada definitiva dos orelhões das ruas brasileiras. Segundo a agência, cerca de 30 mil carcaças de telefones públicos serão removidas de todo o país após o fim das concessões de telefonia fixa.

O ano de 2026 marca o encerramento de uma era que começou em 1971. Os famosos telefones públicos, que chegaram a ser símbolo nacional, se tornaram praticamente obsoletos com a popularização dos celulares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Cinco empresas deixam de ter obrigação legal de manter a infraestrutura: Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefonica. Com o fim dos contratos, não há mais exigência de operação dos aparelhos.

Remoção será progressiva até 2028

A extinção não será imediata em todos os locais. Janeiro marca o início da remoção em massa de carcaças e aparelhos desativados em capitais e grandes centros.

Orelhões só devem ser mantidos em cidades onde não há rede de celular disponível. Esses locais terão o serviço preservado apenas até 2028, de acordo com a Anatel.

Dados da agência mostram que mais de 33 mil orelhões estão ativos atualmente, enquanto cerca de 4 mil estão em manutenção. Por outro lado, em 2020, o Brasil ainda tinha cerca de 202 mil aparelhos nas ruas.

Investimentos vão para banda larga

Como contrapartida pela desativação, as operadoras devem redirecionar recursos para investimentos em redes de banda larga e telefonia móvel. A Anatel determina essa compensação como forma de modernizar a infraestrutura de comunicações.

Continua após a publicidade

Agência disponibiliza ferramenta online para consultar endereços completos de todos os aparelhos ainda ativos no país. Sistema permite que população localize os últimos orelhões funcionando em cada município.

Quando não houver cartão telefônico disponível, os aparelhos devem permitir ligações locais e nacionais para telefones fixos gratuitamente. Porém, a produção de cartões foi descontinuada e postos de venda são raríssimos.

Leia mais

Continua após a publicidade

VÍDEO: Sua OPERADORA está acabando com a bateria do seu celular? Tem como resolver o problema?

Fonte: Anatel