Como registrar uma reclamação na Anatel?

Como registrar uma reclamação na Anatel?

Por Andressa Neves | 15 de Agosto de 2018 às 07h29

O brasileiro já está acostumado com a demora por atendimento e com falta de resolução de problemas por parte das operadoras de telefonia e TV. Para se ter dimensão do problema, no Brasil, apenas a telefonia móvel recebeu nada menos que 701 mil reclamações no último semestre.

Se você está passando por alguma dificuldade com a sua operadora de telefonia ou TV, fazer uma reclamação na Anatel pode ser a solução, já que a Agência Nacional de Telecomunicações é a entidade responsável por fiscalizar e regulamentar as prestadoras de serviços de telecomunicações no país.

Para facilitar e garantir os direitos do consumidor, o órgão disponibiliza canais de atendimento ao público, onde é possível registrar reclamações e acompanhar a solicitação. Vale lembrar, no entanto, que, antes de abrir uma queixa, é necessário ter entrado em contato com a operadora e ter o protocolo de atendimento da empresa em mãos.

Atendimento via aplicativo

A Anatel possui um aplicativo chamado "Anatel Consumidor". Nele, o usuário consegue fazer sua reclamação, acompanhar a solução do problema, solicitar informações, dar sugestões e tirar dúvidas sobre seus direitos. O uso do app para efetuar uma queixa, no entanto, só deve ser feito caso a prestadora não resolva o problema ou caso o usuário se sinta lesado com a proposta da operadora.

Após o registro da reclamação no aplicativo, a Anatel encaminha a questão para a prestadora do serviço, a qual tem o prazo de cinco dias úteis para enviar uma resposta ao consumidor. Isso acontece porque a Anatel não é responsável por cuidar das reclamações individualmente, mas sim por monitorar o desempenho e a resolução dos conflitos por parte das operadoras.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Atendimento pelo site

Outra possibilidade para registrar reclamações contra operadoras e acompanhar as solicitações é através do sistema FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários. Nele, basta que o consumidor preencha um cadastro, selecione o tipo de atendimento desejado e descreva os problemas enfrentados. Assim como acontece no atendimento via aplicativo, a operadora terá até 5 dias úteis para entrar em contato com o consumidor que sentir que seus direitos estão sendo violados.

Para acessar o serviço, clique aqui.

Atendimento por telefone

Para quem tiver dificuldade de registrar a reclamação pelas alternativas anteriores, a Anatel também disponibiliza atendimento por telefone. Para falar com a Central de Atendimento Telefônico gratuito da Anatel, basta ligar no número 1331 (ou 1332 para deficientes auditivos).

Atendimento presencial

Outra alternativa de assistência oferecida pela Anatel é o atendimento presencial. Em cada capital do Brasil existe uma Sala do Cidadão, onde o consumidor pode registrar sua reclamação por meio do preenchimento de um formulário.

Para acessar o endereço e horário de funcionamento da Sala do Cidadão da sua cidade, clique aqui.

Independentemente da modalidade de atendimento escolhida, após a reclamação a Anatel fornecerá um número de solicitação. É essencial anotar o número e manter os dados em mãos sempre que for necessário entrar em contato com a agência para falar sobre o assunto.

E você, já precisou recorrer à Anatel para resolver algum problema com a sua operadora? Conte a sua experiência para a gente nos comentários!

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