Publicidade

Celulares funcionam no topo do Everest? Homem fez ligação a 8,8 mil metros

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech

É tão comum ficarmos sem sinal de celular em áreas urbanas que pode parecer inimaginável fazer uma ligação de altitudes extremas. Em 2007, entretanto, o alpinista britânico Rod Baber provou que, na verdade, isso não chega a ser tão absurdo quanto parece. Ele não apenas completou uma ligação de um lugar muito alto, como fez isso do topo do famoso Monte Everest!

Nesta matéria, falaremos um pouco sobre este recorde e como ele foi possível.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Missão impossível

Rod Baber não é um alpinista qualquer. No início dos anos 2000, ele ficou obcecado em elevar seu hobby a um novo patamar. Primeiro, ele fez fama por ter subido ao topo de todos os 47 montes mais altos da Europa; ele não foi o primeiro a fazer isso, mas foi o mais rápido, concluindo o percurso em 835 dias – cerca de dois anos e três meses. 

Antes dele, o recorde anterior era de quatro anos e meio. A diferença de tempo é notável, mas Baber queria ter concluído todos os 47 picos em apenas seis meses! Ele só não conseguiu porque, na época, a Guerra do Kosovo atrasou sua jornada em dois anos. 

Foi assim que Rod Baber faturou seu primeiro recorde mundial reconhecido pelo Guinness, mas ele não queria parar por aí. Ele também chegou a se aventurar nos 12 maiores picos da América do Sul, para depois começar a planejar seu segundo recorde mundial. Dessa vez, o objetivo era mais específico: fazer a ligação “mais alta” já registrada.

Subindo o Everest

Para conquistar seu novo recorde, Baber decidiu escalar o Monte Everest, que fica entre o Nepal e a China. O Everest, por sua vez, é conhecido por ser a montanha mais alta do mundo, com 8.849 metros de altura. Escalá-lo já seria uma tarefa excessivamente difícil, agora fazer uma ligação lá de cima parece simplesmente loucura!

É aqui que somos surpreendidos: existe sinal de celular no topo do Everest, mas somente na porção norte da montanha. Já naquela época, a China havia construído uma estação de telefonia móvel que alcançava uma parte do Everest, então tudo que Baber precisava fazer era subir até lá e encontrar um celular que resistisse ao frio extremo no alto do monte.

Continua após a publicidade

O celular escolhido para a façanha foi um Moto Z8, que passou nos testes de baixa temperatura. Não se sabe ao certo quanto tempo Baber levou para concluir a escalada, mas foram no mínimo algumas semanas.

O trecho norte do Everest é conhecido por ser a parte mais árdua da escalada. A altitude já atingiu um nível muito acima do suportado por qualquer humano, então o simples ato de andar já se torna um desafio devido à falta de ar. Em entrevista à BBC, Baber contou que precisou de três dias para progredir apenas 50 passos.

Quando finalmente alcançou o topo do Everest, o alpinista fez uma ligação para o seu correio de voz - e deu certo! A chamada durou 1 minuto e 48 segundos e lhe custou apenas US$ 4. Aproveitando que já estava por ali, Baber também conquistou o recorde de mensagem de texto “mais alta”, em termos de altitude. 

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Bluetooth com alcance de 10 km? Entenda no vídeo abaixo:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*