Publicidade

“Carretinha do 5G” promete internet para eventos, fazendas e até acidentes

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Elisa Fontes/Canaltech
Elisa Fontes/Canaltech

A “carretinha do 5G” roubou a cena na Futurecom 2025, uma das maiores feiras de tecnologia e telecomunicações do país, realizada em São Paulo. O equipamento, criado pelo Grupo Terzian, leva conectividade para onde não há sinal — seja em áreas rurais, eventos, shows ou até em situações de emergência.

Batizada de "Hi Wi-Fi", a solução combina banda larga, 4G, 5G, LTE e até internet via satélite em um trailer móvel. Com capacidade para conectar até 1.536 usuários ao mesmo tempo em um raio de 2 km, o sistema promete transformar a forma como lugares com pouca infraestrutura recebem internet.

O equipamento possui duas entradas de até 25 GB e saída de 12 GB e tem capacidade de atender cerca de 1.536 usuários simultâneos num alcance de até 2 km de cobertura.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também é possível juntar uma antena para internet via satélite à estrutura. O produto promete até sete dias de autonomia de bateria.

A solução teve a patente requerida pelo O-Tech, braço de tecnologia do Grupo Terzian, e de acordo com o presidente da empresa, Fernando Terzian, vai atender demandas de setores como agronegócio, cultura e de eventos

“Eu posso levar isto para uma área rural e, conforme a localização onde eu vou plantar, onde eu vou colher, para fazer todo o controle do maquinário, isso com a internet via satélite. Agora, eu posso, em vez de ser pelo satélite, chegar com uma fibra óptica, então eu levo para eventos, uma ‘carretinha' daquela e consigo colocar mais de 1500 celulares, por exemplo, comunicando com uma antena daquelas”, explica.

Esse tipo de equipamento pode ser usado para garantir a conectividade em grandes eventos, shows em estádios de futebol, áreas em que torres de telefonia não chegam, além de situações específicas, como em um acidente na estrada.

Soluções para conexão subterrânea

Outros produtos apresentados foram antenas de alta performance de dupla polarização que atendem ambientes confinados como túneis, metrô, mineração e áreas industriais, dobrando a capacidade de transmissão e recepção de banda larga. A solução é compatível com conexões 4G, 5G e Wi-Fi.

Além disso, outro produto em destaque no estande da empresa foi o cabo irradiante, uma espécie de “mangueira” que leva as frequências por toda sua extensão e pode levar conexão por toda a linha metroviária, por exemplo. A exposição também mostrou a antena inteligente que se adapta à demanda do ambiente.

Continua após a publicidade
“Quando eu tenho uma concentração de pessoas mais lado esquerdo da antena, ela leva toda a potência até o lado esquerdo. Se as pessoas estão no lado direito, leva para o lado direito”, indicou Fernando sobre o funcionamento.

O executivo indica que todas as soluções são oferecidas em parcerias com o mercado e até mesmo participam de licitações do transporte público. Segundo ele, os equipamentos são opções que atendem infraestrutura tanto de cidades grandes quanto de pequenas.

Confira outras notícias e matérias da Futurecom 2025 no Canaltech: