Publicidade

Blitz da Anatel testa qualidade de sinal das operadoras em mais quatro cidades

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Kayo Sousa/MCom
Kayo Sousa/MCom
Tudo sobre Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que sua Blitz da Telefonia Móvel chegará a mais quatro capitais brasileiras entre os dias 26 e 30 de agosto. As cidades contempladas incluem Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES).

Em cada localidade, a excursão fará medições em 20 pontos para averiguar a qualidade do sinal das operadoras. Seis celulares serão utilizados na medição, sendo três travados na tecnologia 4G, e outros três com conectividade disponível por 3G, 4G e 5G.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conforme o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o objetivo da blitz é fazer com que as operadoras melhorem a prestação de seus serviços:

“Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Queremos também combater as diferenças regionais, pois a cobertura da telefonia móvel precisa ser boa em todos os estados.”

A fala do ministro tem como contexto o programa ConectaBR, que implementou regras mais rigorosas de cobertura e de acesso à banda larga móvel, incluindo:

  • Índice mínimo de cobertura passa de 80% para 95%, com níveis de qualidade adequados
  • Velocidade mínima do 4G passa a 10 Mbps, e do 5G a 100 Mbps

Já o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, apontou que o projeto funciona de forma contínua:

“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação, visando melhorarem a prestação de serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para avaliar se as melhorias foram implementadas.”

Ele também confirmou que, ainda neste ano, a Blitz passará por todas as capitais do Brasil.

Em 2024, as cidades visitadas incluíram Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI) e Timon (MA), e em 2023 a excursão passou por São Luís (MA) e Cuiabá (MT).

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério das Comunicações

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*