Barômetro nPerf aponta Vivo como dona da melhor conexão com a internet

Por Nathan Vieira | 09 de Setembro de 2019 às 23h10

Nesta segunda-feira (9), o nPerf divulgou o resultado de suas análises referentes ao primeiro semestre de 2019. Basicamente, o nPerf consiste num site/aplicativo dedicado a testar a velocidade de internet móvel em dispositivos Android, iOS e Windows Phone. A empresa responsável pelo desenvolvimento do app divulga periodicamente o "Barômetro nPerf", que é um relatório feito sob o objetivo de indicar quais operadoras têm a melhor performance nas conexões 2G, 3G e 4G. E, desta vez, foi a Vivo que se destacou.

Acontece que, com um crescimento na velocidade de download (+17 Mb/s), a Vivo venceu em todos os indicadores do relatório e firmou a sua posição de liderança no desempenho da Internet fixa no Brasil. Sua principal concorrente, a NET (Claro), também melhorou a sua velocidade de download e a latência desde 2018, mas fica atrás quando o asssunto é a velocidade de upload.

Pontuação final do nPerf, que indica a conexão das principais operadoras do Brasil (Foto: nPerf)

De 1 de janeiro até 31 de junho de 2019, foram contabilizados 2.719.538 testes de conexão. O relatório aponta que, no primeiro semestre de 2019, a velocidade média de download no Brasil foi de 42 Mb/s. Desde 2018, todas as operadoras aumentaram velocidade média de download, mas se estabilizaram desde o início do ano. A Vivo proporcionou, em média, a melhor velocidade de download aos seus assinantes no primeiro semestre de 2019, porque as velocidades de download aumentaram em média 43% (+ 12 Mb/s) desde 2018. De acordo com os testes feitos, a Oi oferece as melhores velocidades de download das 8h às 18h, mas é superada pela NET (Claro) às 18h30 e durante a noite.

No caso da velocidade média de upload, no primeiro semestre de 2019 o Brasil chegou à marca de 13 Mb/s. A Vivo proporcionou, em média, a melhor velocidade de upload aos seus assinantes durante esse período. Suas velocidades de upload aumentaram em média 66% (+ 5 Mb/s) desde 2018.

Outra característica que o Barômetro nPerf traz é a latência média. Neste primeiro semestre de 2019, no Brasil foi de 52 ms. A Vivo e NET ofereceram, em média, o melhor tempo de resposta (latência) aos seus clientes, com direito a uma melhora na latência desde o início do ano.

Velocidade de download, velocidade de upload e latência (Foto: nPerf)

A pontuação final leva em consideração as medidas efetuadas (2/3 do download + 1/3 do upload) e a latência ou tempo de resposta. Esses valores são calculados em uma escala logarítmica para representar a percepção que um usuário tem. "O teste de velocidade nPerf tem como objetivo medir a capacidade máxima da ligação de dados, tanto em termos de velocidade como de latência. Assim, a nPerf estabelece algumas ligações simultâneas por forma a saturar a largura de banda, o que permite uma medição precisa da conexão à Internet. A velocidade que o barómetro apresenta é a velocidade média medida pela aplicação", anuncia a empresa durante o relatório.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.