Apagão na Vivo: operadora fica instável na tarde desta quarta-feira (6)
Por Léo Müller | •

Usuários da Vivo enfrentam instabilidade generalizada nesta quarta-feira (6), com falhas tanto na internet móvel quanto no serviço de fibra. O problema começou a ser relatado às 14h32 e se espalhou rapidamente pelas redes sociais e plataformas como o DownDetector.
- Vivo lança ferramenta para bloquear spam por ligação; veja como usar
- Operadora regional desafia Vivo e Claro com streaming de TV ao vivo
Em São Paulo, região supostamente mais afetada, a falha atinge tanto clientes residenciais quanto empresas, deixando muita gente sem conexão em horário comercial. Há relatos de indisponibilidade tanto na internet fixa quanto na móvel (4G/5G).
Além da capital paulista, outras cidades com alto volume de queixas no DownDetector incluem Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Campinas-SP e Fortaleza.
Clientes da empresa já vinham reclamando de problemas com DNS padrão usado pela operadora antes do "apagão" desta quarta, o que pode indicar que o problema atual tem relação com DNS.
O Canaltech entrou em contado com a Vivo, e a operadora admitiu a falha, sem dar detalhes técnicos. Veja o comunicado oficial na íntegra:
A Vivo informa que alguns clientes podem ter tido dificuldades para utilizar a internet fixa e móvel em um curto período da tarde dessa quarta-feira, dia 6. Imediatamente, equipes atuaram para identificar e resolver a intermitência sistêmica pontual e os serviços foram normalizados.
Leia mais no Canaltech
- Vivo é eleita a melhor operadora móvel do Brasil
- Sua conta da Vivo vai ficar mais cara; veja quais planos foram afetados