Publicidade

Anatel | Banda Larga Fixa é o serviço pior avaliado no Brasil, afirma pesquisa

Por| 11 de Março de 2019 às 18h27

Link copiado!

Notícias ao Minuto
Notícias ao Minuto
Tudo sobre Anatel

Embora a satisfação geral com a Banda Larga Fixa no Brasil tenha aumentado, o serviço é o que tem a pior avaliação junto aos clientes, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência divulgou nesta segunda-feira (11), os resultados da quarta edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018. Foram entrevistados cerca de 100 mil consumidores de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por assinatura, nas 27 Unidades da Federação.

Foram aferidas a satisfação geral do consumidor com a sua prestadora e também sua percepção de qualidade sobre os diferentes aspectos do serviço contratado. De modo geral, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados melhorou em relação às pesquisas anteriores.

Na Banda Larga Fixa, embora a média de satisfação tenha aumentado em relação a 2017 — de 6,23 para 6,43 —, o serviço ficou no último lugar geral da pesquisa. Os consumidores de Telefonia Móvel Pós-paga foram os que se declaram mais satisfeitos, com a nota média nacional de 7,32, contra 6,99 em 2017.

Continua após a publicidade

A Copel, no Paraná, foi a empresa de Banda Larga Fixa melhor avaliada, com nota de 8,35, enquanto a menor nota foi para a Oi no Rio de Janeiro (5,41). Em geral, as prestadoras de menor porte satisfazem mais o consumidor – e também recebem melhores notas de qualidade percebida. Indicadores como atendimento telefônico e capacidade de resolução de demandas puxaram as notas do serviço para baixo.

“Quanto mais as empresas empoderam os consumidores, maior é o reconhecimento deles pelo serviço prestado”, avaliou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais. Além da Telefonia Móvel Pós-paga, a Pré-paga também aumentou em relação à pesquisa de 2017, sendo que a nota média nacional subiu de 6,83 para 7,19.

A antiga campeã de satisfação, a TV por Assinatura, registrou em 2018 a nota de 7,18 neste indicador, em posição próxima à da Telefonia Móvel Pré-Paga. Mesmo assim, evoluiu em relação à nota de 2017 (que foi de 6,93). A média nacional da satisfação geral dos consumidores com a Telefonia Fixa subiu de 6,92 para 7,11.

Prêmio

Continua após a publicidade

Além do resultado da pesquisa, a Anatel lançou uma prêmiação para reconhecer as práticas inovadoras de prestadoras de serviços de telecomunicações voltadas ao atendimento dos consumidores.

O Prêmio Anatel – Práticas Inovadoras 2019 receberá projetos já implementados ou em fase de implementação a partir de janeiro de 2018. Serão premiados dois projetos, um de prestadora de pequeno porte e outro de prestadora que não se encaixa nessa categoria.

O edital a ser publicado prevê a possibilidade de participação de qualquer prestadora interessada. Uma comissão com representantes da Anatel e de outras entidades será responsável por avaliar os concorrentes. Os premiados serão anunciados em novembro de 2019.

Fonte: Anatel