Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel suspende testes de campo do 5G por causa da pandemia de coronavírus

Por| 30 de Março de 2020 às 11h41

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Anatel

Os testes de campo com o 5G no Brasil estão suspensos por tempo indeterminado. A Anatel informou, nesta segunda-feira, que vai ampliar a suspensão dos experimentos que realizava com a nova rede no Rio de Janeiro, já paralisados desde a semana passada. Segundo a agência, a data de reinício agora depende da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em um comunicado, a empresa diz que “o Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel (CEO) decidiu prorrogar a suspensão da etapa de testes de campo, no âmbito dos estudos complementares de convivência na faixa de 3,5 GHz, até então sendo desenvolvida no Centro de Referência Tecnológica do Grupo Claro, no Rio de Janeiro/RJ” por conta das medidas sanitárias adotadas para combater o espalhamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a doença chamada COVID-19.

“Os referidos experimentos de campo, que já se encontram temporariamente suspensos, desde a última semana, serão agora retomados somente quando da normalização deste momento inesperado”, informa o órgão.

Continua após a publicidade

A Anatel também informa que a consulta pública, cujo prazo já foi prorrogado para 17 de abril, segue em andamento e sem nova extensão. Os testes de campo não influenciam na consulta, tenso sido programados apenas para “corroborar para a segurança da escolha regulatória, isto é, da opção por uma solução técnica de mitigação”. O documento segue resultados de testes laboratoriais de funcionamento da rede.

Além disso, o órgão ainda enfatiza que “se trata apenas de uma etapa dos testes e que sua conclusão, de modo algum, dá por encerrados os trabalhos de análise de convivência ou mesmo o envolvimento do Comitê”. Sendo assim, a Anatel acredita que a suspensão não vai influenciar a licitação e nem atrasar a implementação do 5G no país.

Fonte: Anatel