Publicidade

Anatel libera "5G mais rápido" para 100% das cidades brasileiras

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
James Yarema/Unsplash
James Yarema/Unsplash
Tudo sobre Anatel

Por meio de comunicado oficial, a Anatel confirmou que o espectro de 3,5 GHz está liberado para todas as cidades brasileiras. Na prática, isso viabiliza a implementação da tecnologia 5G standalone em todo o país, com mais velocidade de conexão móvel por meio de uma rede “pura”.

Contudo, o avanço não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todas as cidades imediatamente. Afinal, isso ainda depende da movimentação das operadoras dentro de seus planejamentos.

A liberação da faixa de 3,5 GHz é parte das obrigações definidas no Leilão do 5G, ocorrido no ano de 2021. Ele determina que as principais prestadoras do país — Claro, Tim e Vivo — estavam responsáveis por criar uma entidade que atua na limpeza dessa frequência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Faixa de 3,5 GHz foi liberada com antecedência

O processo foi finalizado com 14 meses de antecedência em comparação com o cronograma tradicional, segundo o que afirmou a Anatel.

A conclusão do processo foi feita por meio de reunião nesta terça-feira (26), em que 190 municípios restantes na Bahia receberam a autorização para a limpeza do 3,5 GHz. Nestas localidades, a faixa do 5G será liberada a partir da próxima segunda-feira (02).

De acordo com Vinicius Caram, presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) e conselheiro da Anatel, a antecedência reflete a intenção de levar a tecnologia 5G standalone com a maior agilidade possível:

“A conclusão desta obrigação editalícia com 14 meses de antecedência reflete o sucesso do modelo de implementação de política pública e o comprometimento de todos os agentes em atuar com eficiência e celeridade para levar o 5G o mais rapidamente possível para a população brasileira”.

Segundo a agência, já são 770 municípios com 5G em funcionamento, que abrange 35 milhões de pessoas — ou seja, algo em torno de 16,5% da população brasileira. A velocidade média das conexões ultrapassa 300 Mbps.

Programa Siga Antenado instala parabólicas digitais

Continua após a publicidade

Antes de ser “limpa”, a faixa do 5G era utilizada por antenas parabólicas para recepção de serviços de satélites e radiodifusão. O programa Siga Antenado foi implantado para instalar parabólicas digitais nas residências de famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal. Assim, a migração da TV via parabólica está sendo custeada pelas próprias operadoras.

No total, mais de 4,3 milhões de kits foram instalados em diferentes regiões do Brasil. É possível verificar a disponibilidade da instalação, mediante cadastro no CadÚnico, por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo número 0800-729-2404.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*