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Anatel diz que cobrança indevida de dados 4G é responsabilidade das operadoras

Por| 07 de Agosto de 2018 às 11h49

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A Anatel revelou que a cobrança indevida de dados móveis 4G é de responsabilidade das operadoras. Diversos usuários vêm reclamando há bastante tempo sobre o problema, afirmando que os descontos são feitos dos créditos mesmo com o serviço desligado.

"Cabe às prestadoras corrigir eventuais questões técnicas ou operacionais que têm ensejado o repasse deste tipo de cobrança ao usuário", respondeu a Agência Nacional de Telecomunicações.

Em nota, a Vivo disse que o consumo existe devido a uma característica dos smartphones que, mesmo com o 4G desligado, continuam trocando dados com a operadora. A prestadora informou, ainda, que desde o início do ano não cobra pelo gasto dos primeiros 100 KB, mas que é recomendado mudar da conexão 4G para 3G como garantia de que não haverá desconto.

Já a Oi disse que o tráfego de dados é uma característica da tecnologia 4G e que a empresa possui mecanismos internos para evitar o problema. A TIM e a Claro afirmaram que seus clientes não sofrem do problema.

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Um levantamento realizado pela Anatel mostra que, em 2017, foram registradas 11.335 reclamações de gasto indevido. Entre janeiro e junho deste ano, o total já é de 2.790 registros

Se você estiver passando pelo problema, é preciso registrar uma reclamação no site da Anatel, no aplicativo ou pelo telefone (1331 ou 1332 para deficientes auditivos).

Fonte: UOL