Publicidade

Algar realiza seus primeiros testes com a tecnologia 5G em equipamentos Huawei

Por| 27 de Agosto de 2019 às 10h56

Link copiado!

Algar realiza seus primeiros testes com a tecnologia 5G em equipamentos Huawei
Algar realiza seus primeiros testes com a tecnologia 5G em equipamentos Huawei

A Algar Telecom realizou, na primeira quinzena deste mês de agosto, os seus primeiros testes com a tecnologia 5G. A experimentação aconteceu em laboratório após a obtenção da licença de permissão da Anatel para o uso da faixa de 3,5 MHz para teste e pesquisa científica.

Em cooperação com a Huawei e a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os testes foram realizados com um smartphone Huawei Mate 20X 5G, roteadores domésticos modelo Huawei 5G CPE WiFi 6 e óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.

Resultados

Continua após a publicidade

Em relação à velocidade de conexão, os testes com o 5G atingiram velocidade de 1.054 Mbps no downlink e 114 Mbps no uplink, sendo os números dez vezes maiores em comparação aos alcançados hoje no 4.5G. No 3G, fazendo uma nova comparação, a velocidade máxima chegava a 10 Mbps, enquanto no 2G alcançava cerca de 100 kbps.

Sobre a latência, os testes do 5G chegaram à 6 ms, enquanto no 4.5G chega a 15 ms. A tendência, segundo Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, é que a latência seja ainda mais reduzida, "permitindo no futuro serviços de máxima confiabilidade e baixíssima latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância.

A comercialização do 5G ainda está a mercê do leilão das faixas de 5G, com previsão de acontecer ainda em 2020 pelas mãos da Anatel.