Algar realiza seus primeiros testes com a tecnologia 5G em equipamentos Huawei

Por Natalie Rosa | 27 de Agosto de 2019 às 10h56

A Algar Telecom realizou, na primeira quinzena deste mês de agosto, os seus primeiros testes com a tecnologia 5G. A experimentação aconteceu em laboratório após a obtenção da licença de permissão da Anatel para o uso da faixa de 3,5 MHz para teste e pesquisa científica.

Em cooperação com a Huawei e a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os testes foram realizados com um smartphone Huawei Mate 20X 5G, roteadores domésticos modelo Huawei 5G CPE WiFi 6 e óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.

Huawei Mate 20X 5G, smartphone usado nos testes da Algar (Imagem: Reprodução: CNET)

Resultados

Em relação à velocidade de conexão, os testes com o 5G atingiram velocidade de 1.054 Mbps no downlink e 114 Mbps no uplink, sendo os números dez vezes maiores em comparação aos alcançados hoje no 4.5G. No 3G, fazendo uma nova comparação, a velocidade máxima chegava a 10 Mbps, enquanto no 2G alcançava cerca de 100 kbps.

Sobre a latência, os testes do 5G chegaram à 6 ms, enquanto no 4.5G chega a 15 ms. A tendência, segundo Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, é que a latência seja ainda mais reduzida, "permitindo no futuro serviços de máxima confiabilidade e baixíssima latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância.

A comercialização do 5G ainda está a mercê do leilão das faixas de 5G, com previsão de acontecer ainda em 2020 pelas mãos da Anatel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.