Publicidade

4G na Lua: Nokia vai conectar trajes de astronautas à internet em 2026

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
NASA/Divulgação
NASA/Divulgação
Tudo sobre Nokia

A Nokia quer não só levar sinal de 4G à Lua, como também permitir que astronautas da NASA tenham acesso à internet móvel por meio dos próprios trajes. Em parceria com a Axiom Space, a empresa de telefonia habilitará o acesso à rede pelas roupas da tripulação até 2026, antes do lançamento da missão Artemis III, em setembro.

Por meio da internet móvel, os astronautas da missão poderão gravar e transmitir ao vivo imagens em alta resolução, comunicações por voz e medições por telemetria na superfície da Lua. Além disso, o 4G vai melhorar a troca de informações entre os membros da tripulação.

A conexão será feita pelos trajes espaciais da Axiom Space. Segundo a empresa, os componentes serão adaptados de acordo com cada astronauta, considerando tamanho, peso e eficiência de energia. A ideia é que os equipamentos suportem as condições adversas do ambiente lunar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para levar o sinal ao espaço, a Nokia usará um Sistema de Comunicações de Superfície Lunar (LSCS). É um equipamento único que inclui o rádio, a estação base e todos os recursos necessários para fazer uma rede 4G funcionar na Terra.

O equipamento será posicionado na Lua, e os trajes espaciais vão receber os módulos de recebimento do sinal.

"Estamos aproveitando as mesmas tecnologias baseadas em padrões que conectam bilhões de dispositivos na Terra todos os dias, ao mesmo tempo em que trazemos novas inovações e tecnologias para enfrentar os desafios específicos encontrados no espaço", comentou Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research da Nokia, em nota.

Nokia pretende usar foguete da SpaceX

A Nokia começou a colocar em prática os planos de ativar o 4G na Lua em março deste ano. No início, a empresa esperava transportar os equipamentos em um foguete da SpaceX até o polo sul do satélite.

Ainda não se sabe se a ideia de utilizar veículos da SpaceX continua de pé. Porém, a Nokia segue com a intenção de demonstrar a viabilidade da internet móvel em missões lunares. No futuro, a empresa espera habilitar a rede 4G até mesmo em planetas mais distantes, como Marte.

Fonte: TechRadar.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*