Publicidade

Review Razer Huntsman Mini | Compacto e leve, mas muito barulhento

Por| Editado por Léo Müller | 26 de Abril de 2022 às 10h32

Link copiado!

Review Razer Huntsman Mini | Compacto e leve, mas muito barulhento
Review Razer Huntsman Mini | Compacto e leve, mas muito barulhento

O Razer Huntsman Mini é o teclado óptico da marca focado em gamers. Com layout 60% e padrão US, ele é muito leve e bastante portátil, já que seu cabo é facilmente removível, auxiliando durante o transporte.

Suas teclas têm perfil alto, retroiluminação RGB e são bastante confortáveis, mas o ruído excessivo pode ser visto como um problema pelos usuários, já que dificulta bastante a concentração na falta de um bom fone com cancelamento de ruído, mesmo que passivo.

Mas, afinal de contas, será que ele é uma boa opção entre os dispositivos com essas mesmas características? Pude testá-lo por dois dias e venho trazer a minha experiência de uso. Confira na nossa análise.

Continua após a publicidade

Design, Construção e Conectividade

O teclado Razer Hunstman Mini tem design simples e bastante minimalista. Com a ausência de teclas de função, direcionais e teclado numérico, ele foi construído em um layout conhecido como 60%. Este, feito pensando em usuários que querem um acessório mais compacto e leve, sem ocupar espaço relativo junto à mesa. Seu preço é de R$ 700, aproximadamente.

Continua após a publicidade

Seu corpo é feito em alumínio e plástico PBT, remetendo a um aspecto de maior durabilidade mesmo com o uso contínuo. O perfil das teclas é alto e feito para quem prioriza a precisão nas atividades, sejam elas de produtividade ou os jogos em si.

A conexão com os dispositivos é feita através de um cabo USB-C (teclado) para USB-A. Ele é feito em fibra trançada e é destacável, facilitando no transporte do produto e evitando a quebra do fio.

O mecanismo escolhido pela marca é do tipo óptico e são disponibilizados dois padrões diferentes no mercado brasileiro: azul e vermelho. A versão que recebemos para testes, porém, utilizava um outro padrão, na cor preta. Nesse caso, vale ressaltar que as impressões passadas nessa análise consideram o Huntsman entregue pela marca.

Na parte inferior do produto, são disponibilizadas quatro borrachas para garantir firmeza em qualquer superfície, além do ajuste de inclinação em dois níveis diferentes, adaptando-se a vários tipos de uso.

Continua após a publicidade

Há também o app próprio da fabricante, possibilitando realizar quaisquer modificações nas teclas ou macros, além de configurar a iluminação RGB. Ele tem armazenamento híbrido integrado, possibilitando ao usuário guardar até 5 perfis de atalhos de teclas diferentes.

Ergonomia

O Razer Huntsman Mini é um teclado pensado e feito para quem é gamer, já que o layout 60% tira uma série de teclas que seriam bem importantes e aproveitadas no quesito produtividade.

Continua após a publicidade

O ponto positivo dessa parte é que a fabricante pensou nas pessoas que poderiam (e precisam) utilizar algumas das teclas faltantes adicionando o botão “função” (fn) no acessório.

Através dele, é possível acionar do F1 a F10, teclas multimídia — pausar, avançar, retroceder, etc — e botões relevantes como “printscreen”, “home”, entre outros. As únicas faltantes aqui são os direcionais, já que não é possível acioná-los através do “fn”.

O padrão do teclado é americano, algo que não me agradou muito durante os testes. Sou o tipo de usuária que, apesar de gamer, gosta de escrever tudo de forma acentuada e o mais correta possível. Logo, o layout em um padrão diferente do nosso acabou me atrapalhando bastante durante o uso no dia a dia.

Também o achei bem barulhento. Já fiz vários testes aqui no Canaltech de outros teclados mecânicos, além de possuir um para uso pessoal, mas esse é o primeiro óptico que utilizo.

Continua após a publicidade

Percebi que a construção dele é um pouco diferente da de um teclado mecânico “normal”, e, ao comparar com o meu, notei que esse ruído extra vem dessa diferença.

Apesar de gostar bastante dos teclados mecânicos em si, devo dizer que me incomodou bastante essa parte. Ele acabou entrando na minha lista de “teclados impossíveis de utilizar em ambientes coletivos” (vulgo trabalho), já que certamente tira a concentração de boa parte dos colegas.

Porém, preciso ser justa: a latência entre a digitação e o reconhecimento das teclas no sistema foi praticamente zero. Não consigo avaliar com precisão o tempo entre as ações — até mesmo porque estamos falando de milissegundos de diferença —, mas é notório dizer que o atraso não é, nem de perto, problema nessa situação.

Continua após a publicidade

Ele é bastante confortável ao digitar, já que o switch não é tão firme e não possui resistência considerável. O app “Synapse 3” também é completo, intuitivo e entrega configurações relativamente fáceis, mesmo para pessoas que não tenham muita prática nessa parte.

No geral, posso dizer que, apesar do barulho, eu gostei da experiência de usá-lo nesse período. Para gamers que querem um teclado compacto e ficam boa parte do tempo de fone, essa parte não será um problema.

Concorrentes Diretos

Continua após a publicidade

A HyperX tem uma linha de teclados gamer — Alloy Origins — da qual tive a oportunidade de testar uma das versões. Foi uma experiência bastante agradável, em um teclado bem confortável e ergonômico para utilizar diariamente. Coincidentemente, ele também é disponibilizado na versão 60%, sendo um excelente concorrente para a Razer.

Aqui, temos exatamente a mesma proposta do Huntsman. Um acessório leve, compacto e prático, com a existência da tecla “função” (fn) para utilizar os atalhos disponíveis no HyperX. Ele é anti-ghosting, padrão US e usa o mecanismo vermelho em sua construção.

Entre os dois modelos, posso afirmar com tranquilidade que o Alloy Origins é menos barulhento e ainda mais confortável que o modelo feito pela Razer. Na época, cheguei a cogitar comprar um para mim de tanto que gostei da experiência.

Continua após a publicidade

Não que o modelo cedido pela fabricante seja ruim ou pior, mas, na minha experiência de uso, senti que a versão 60% da HyperX fez mais sentido para o meu perfil de uso. O preço desses produtos está na faixa dos R$ 700, aproximadamente.

Conclusão

O Razer Huntsman Mini é um teclado ergonômico e feito para os gamers que querem somente o básico para jogar suas partidas com tranquilidade. Ele também é perfeito para usuários com pouco espaço na mesa de trabalho e precisam de algo menor para usar no dia a dia, apesar de não achar que ele seja a melhor opção nesse caso.

O perfil das teclas é alto, entregando maior precisão durante a digitação, já que o “missclick” ocorre bem menos nesse caso. A existência da tecla de função é outra parte que me agrada bastante, já que possibilita o uso dos botões físicos faltantes, tais como os de print screen, multimídia, entre outros.

Continua após a publicidade

Porém, o barulho é uma das partes que mais me incomodou durante o uso. Em atividades de concentração, por exemplo, eu me distraí diversas vezes enquanto o utilizava e não considerei ele muito convidativo para esse tipo de atividade.

Ou seja: se você pretende comprá-lo para garantir mais conforto e praticidade para seus jogos, ele é uma excelente escolha. Contudo, se ruídos muito altos te atrapalham, é bom avaliar a outra opção também gamer sugerida nessa análise. Até a próxima!