Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup que ajuda empresas a recuperar crédito localizou mais de R$ 6 bilhões

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2021 às 22h40

Link copiado!

Divulgação/Leme Inteligência Forense
Divulgação/Leme Inteligência Forense

Recuperação de crédito é um problema para muitas pessoas e empresas que forneceram seu dinheiro a credores. A startup Leme Inteligência Forense, de Curitiba, foi criada para dar assistência a esse pessoal. Segundo dados da empresa, ela já localizou mais de R$ 6 bilhões do patrimônio de devedores durante o período pandêmico.

Para isso, a companhia realiza uma investigação patrimonial tanto para encontrar patrimônios quanto para identificar evidências se houve fraude ao credor e, se foi o caso, ajudar em uma estratégia de recuperação de crédito. A plataforma da Leme usa inteligência artificial, big data e aprendizado de máquina, e ao final da análise, mostra um “relatório de indícios e evidências” com endereço, dados de participações societárias e até um diagrama de vínculos pessoais, empresariais e familiares dos devedores.

Pode parecer invasivo, mas o CEO da Leme, Valdo Silveira, afirma que o serviço respeita a legislação. “Importante destacar que, dentro dos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, o setor de recuperação de crédito se enquadra na hipótese do legítimo interesse, estando em perfeita conformidade tal coleta, desde que respeitada a forma de tratamento."

Continua após a publicidade

Silveira diz também que a Leme tem um diferencial em relação aos departamentos de cobrança tradicionais: estes, diz ele, enfrentam dificuldades em buscas de patrimônio extrajudiciais por exigirem muito mais acompanhamento que os pedidos realizados na justiça. "As ferramentas tecnológicas que desenvolvemos e utilizamos em nossos projetos de investigação são disponibilizadas aos nossos clientes para que eles mesmos possam investigar seus devedores”, finaliza.

Um serviço como este importa porque a crise econômica tem endividado muita gente pelo país. Em agosto, o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou o maior número de pedidos de recuperação judicial desde o começo deste ano. Foram 111 requisições, um crescimento de 50% em comparação ao mês anterior (74).