Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AutoTechs – O Brasil sobre rodas

Por| 14 de Agosto de 2018 às 09h38

Link copiado!

AutoTechs – O Brasil sobre rodas
AutoTechs – O Brasil sobre rodas

*Por Yago Almeida

O brasileiro é mundialmente conhecido, entre outras coisas, por sua verdadeira paixão por carros. O transporte rodoviário responde por mais de 60% das cargas em todo país, o ônibus ainda é o principal meio de transporte coletivo e a frota de automóveis só faz crescer ano a ano. 

Esse é um cenário ideal para o desenvolvimento de um dos setores que têm, aos poucos, ganhado terreno no ecossistema de startups. As chamadas AutoTechs são as startups que atuam, por meio de serviços ou produtos, com tecnologias automotivas, sendo elas aplicadas a mobilidade urbana, transporte, logística, e outros.

Segundo um levantamento da Liga Ventures chamado de Liga Insights AutoTech, existem 193 startups brasileiras que estão revolucionamento o mercado automotivo desde a linha de produção, venda e manutenção ou transportes de cargas e passageiros. Desse total, 80% estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, sendo 61% e 17%, respectivamente.

Continua após a publicidade

Quando dividimos o setor em macroeconomias, temos as startups de logística e transporte na liderança (28%), seguidas de mobilidade urbana (27%), tecnologias automotivas (23%) e tecnologias aplicadas (22%). Dentro da quarta posição estão as empresas que atuam diretamente com a manutenção, prevenção e canais de compra e venda de veículos, setor que teve um recente aquecimento devido à última crise econômica do país.

Dentro desse contexto, startups que oferecem informações relevantes sobre o veículo, tais como Decodificador de Chassi, Dados Cadastrais do veículo, Restrições e Impedimento, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes, Indício de Sinistro, Leilão, Gravames e Histórico de KM ganham destaque e passam a ser item de suma importância para o consumidor.

Por isso, afirmo que quem ainda não se atentou ao potencial do mercado de AutoTechs está comendo poeira na estrada e deveria acompanhar as inovações que ainda estão por vir e visam dar cada vez mais poder ao consumidor.

*Yago Almeida é cofundador da Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos