Publicidade

Aplicativo consegue adiantar ao usuário 13º salário já trabalhado

Por| 13 de Agosto de 2020 às 15h15

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Em tempos de crise econômica gerada pelo novo coronavírus, a tecnologia tenta gerar algum alívio financeiro. Uma delas é a Xerpa, que desenvolveu uma plataforma de serviços financeiros que leva o nome de Xerpay. Nela, além da modalidade do salário sob demanda, a startup lançou um benefício que permite o acesso antecipado ao 13º salário aos trabalhadores.

O saldo disponível é acumulado de acordo com os meses já trabalhados no ano (assim como o salário sob demanda) e representa um alívio no bolso de quem não estava preparado para imprevistos. Quem optar por esse adiantamento não precisa recorrer a empréstimos e pagar juros por isso, apenas uma tarifa única no momento do saque, variável de acordo com o valor solicitado, sem comprometimento de renda futura.

Segundo a Xerpa, a idéia da funcionalidade é que o colaborador possa ter um fôlego financeiro extra, acessando um recurso que já é dele, pelo qual ele já trabalhou, ao invés de se endividar, sem impactar no seu salário e fluxo de renda mensal. Ainda de acordo com a startup, dentre as empresas clientes que aderiram a este serviço de antecipação do 13°, a quantidade de saques dobrou entre os meses de junho e julho, com 70% desse volume sendo referentes a nova funcionalidade.

Continua após a publicidade

Hoje, aproximadamente 40 mil profissionais já tiveram acesso ao benefício, que, segundo a startup, não tem custo e nem altera o fluxo de caixa da empresa. Dentre as companhias que já usam a modalidade, estão Rappi, Nivea, Valid, Pitzi, entre outras.

Como usar

Para ter acesso, o colaborador acessa o aplicativo e já na primeira tela verá a função de saque do 13º. Ele terá a visibilidade do valor ao qual tem acesso, da tarifa única aplicada pelo saque, que varia de acordo com o valor, e transfere o valor para sua conta. O desconto acontece na primeira parcela do pagamento regular do 13º, no final do ano.

De acordo com Gustavo Molina, CRO da startup, essa é mais uma iniciativa para evitar que os trabalhadores caiam em dívidas. "Vivemos em um momento no qual muitas emergências acabam surgindo e a maior parte das pessoas não dispõem de reserva financeira. Prova disso foi o crescimento de janeiro a junho de 700% no número de usuários ativos, com uma média de 2 saques por mês por colaborador", pontua.

Continua após a publicidade

Criado em 2019, o Xerpay é uma plataforma de serviços financeiros que permite, entre outras funcionalidades, que o colaborador acesse o dinheiro do seu salário referente aos dias já trabalhados, antes da data de pagamento, e também o 13º, referente aos meses trabalhados no ano. O produto visa dar uma alternativa para que os funcionários não precisem recorrer aos juros de cheque especial, empréstimos ou cartão de crédito. O aplicativo foi feito após a fintech receber uma segunda rodada de aporte no valor de R$53 milhões, em setembro de 2019.