Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

15 startups com tecnologias que ajudam micro, pequenas e médias empresas

Por  |  • 

Compartilhe:
15 startups com tecnologias que ajudam micro, pequenas e médias empresas
15 startups com tecnologias que ajudam micro, pequenas e médias empresas

Que a quarentena gerada pelo COVID-19 bateu forte na economia mundial, isso você já sabe. Se companhias de grande porte em quase todos os setores vêm sentindo a queda de vendas e volume de negócios, as micro, pequenas e médias empresas (ou PMEs, se preferir) estão sofrendo muito mais, já que, na maioria das vezes, elas não têm estrutura ou capital de giro para absorver prejuízos por muito tempo e correm sério risco de quebrar.

Isso significa um amplo cenário de desemprego. De acordo com o Sebrae, no Brasil existem 17,5 milhões de pequenos negócios (dados de 2019), que correspondem a 44,8% dos empregos formais.

No entanto, existem diversas startups no Brasil que seguem fielmente a filosofia que faz esse tipo de empreendimento dar certo: elas são apaixonadas pelos problemas e não pela solução. E de olho no cenário dramático que acomete muitas PMEs, elas oferecem sua tecnologia para ajudar os empresários em seus negócios. E o melhor: de forma totalmente gratuita.

O Canaltech selecionou 15 dessas startups, divididas por áreas, que trazem soluções bem interessantes para que os pequenos e médios empresários possam atravessar essa pandemia sem grandes traumas. Confira!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gestão

Omie / WEEL


A Omie é uma plataforma de gestão para PMEs que, a partir de uma parceria com a WELL, Fintech de crédito para empresas, criou uma plataforma de antecipação de recebíveis.

Pela plataforma da WEEL o empreendedor (que deve ser cliente da Omie) consegue enviar suas notas fiscais, habilitar sua linha de crédito e ter os recursos financeiros disponíveis no mesmo dia, sem recorrer a empréstimos longos e com juros altos. Para isso, o serviço utiliza inteligência artificial e big data para analisar as informações recebidas e entregar uma rápida resposta para as operações.

A plataforma analisa até 15 mil pontos de informação, entendendo o perfil do cedente (empresa que solicita a antecipação pela WEEL) e a do sacado (a parte que efetua o pagamento da nota fiscal). Do cadastro ao depósito na conta do cliente, todo o processo de antecipação leva poucos minutos.

Segundo dados da própria WEEL, somente na primeira semana de abril, houve um aumento de 84% em novos pedidos de linhas de crédito para o setor da área de saúde - altamente impactado pela crise. São empresas que tiveram um grande aumento de demanda do dia para noite e precisam de recursos de capital de giro para atender à demanda da população. Ainda de acordo com a Fintech, para atender as empresas diretamente relacionadas com esse setor, ela está abrindo um processo de análise específico, mais rápido, com linhas de valor até 250% maior que as de instituições tradicionais.

Contraktor

Participante do Programa de Aceleração Visa, a Contraktor é uma startup desenvolvida para automatizar a gestão do ciclo de vida de contratos. Sua ferramenta centraliza todas as etapas dos documentos, desde o momento da redação até o armazenamento em nuvem.

Continua após a publicidade

E para auxiliar empresas de portes diversos em um cenário de trabalho remoto, a startup está reforçando a utilização da assinatura gratis.com, plataforma que promove um maior uso da assinatura eletrônica no Brasil. Como o próprio nome diz, a ferramenta é gratuita e sem limites para número de documentos assinados. Também garante segurança nas transações e é amparada pela lei, conferindo validade jurídica a todos os documentos assinados eletronicamente.

Segundo Bruno Doneda, sócio-fundador da Contraktor, desde o início da quarentena, o projeto já registrou um aumento de 330% no número de usuários que, atualmente, chega à marca de 7 mil. “A média para concluir a assinatura de um contrato tem sido de apenas 20 horas. O que vai de encontro aos 7 dias que se levam em operações manuais”, afirmou o executivo.

LaPag

Continua após a publicidade

Também contemplada no Programa de Aceleração Visa, a LaPag é uma plataforma de gestão e pagamentos para salões de beleza em todo o Brasil. A ferramenta da startup automatiza os processos e otimiza a operação e gestão por meio de uma maquininha de cartão, também faz o repasse de comissões para os profissionais, evitando bitributação.

Durante a crise causada pela COVID-19, a startup está disponibilizando seu sistema de gestão de forma gratuita, oferecendo ainda profissionais especializados em consultoria financeira e que podem identificar necessidades, seja a necessidade de um empréstimo ou para a redução de custos - como diminuição de tributos e renegociação do aluguel. “Salões de beleza dependem da execução presencial de serviços como fonte de renda. Contando com um fluxo de caixa menor que 30 dias, o período de quarentena se tornou uma verdadeira prova de resistência financeira”, diz Carolina Mendes, CEO da LaPag.

Hotmilk

Ecossistema de inovação da PUC do Paraná (PUCPR), a Hotmilk preparou uma ação totalmente online e gratuita, chamada Speed Up Evolution. Trata-se de um programa de aceleração especial para que as startups aprendam a lidar com a crise, reagindo e evoluindo em um cenário de mudanças.

Continua após a publicidade

Durante o programa, as empresas receberão apoio para a captação de recursos, conexão com players estratégicos, além de mentoria e workshops online com especialistas em inovação, empreendedorismo e com conhecimento técnico em diversas áreas essenciais para uma startup.

As inscrições para o Speed Up Evolution já estão disponíveis e o programa é aberto a toda comunidade. Para se inscrever, basta acessar o site oficial da ação. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Resultados Digitais

Continua após a publicidade

Em tempos de home office mais forte do que nunca, a Resultados Digitais (ou RD) desenvolveu um escritório online gratuito, que permite que as pessoas visualizem os seus colegas de trabalho e interajam por meio de salas virtuais.

Com o nome #matrix, a ferramenta (open source) conta com várias salas e espaços de trabalho. As pessoas podem entrar e sair, mostrar onde estão presentes, comunicar-se e fazer videoconferências.

A ferramenta gratuita/Open Source funciona em três pilares:

Continua após a publicidade
  • Presença: é possível ver todas as pessoas online no momento e suas interações (com quem estão falando, se estão em reunião ou se estão disponíveis);
  • Disponibilidade: há uma função chamada “Get” (acionada com o botão Direito do mouse) que avisa rapidamente ao interlocutor que você quer falar com ele, convidando-o a entrar numa sala de reuniões virtual;
  • Visibilidade: é possível ver quais as conversas estão acontecendo no escritório naquele momento. O usuário pode optar por participar dessas interações, ou ainda esperar a reunião terminar para interagir com os participantes quando eles estiverem disponíveis.

Para utilizar a #matrix é necessário que a pessoa tenha algum conhecimento técnico em programação. A implementação, no entanto, tem configurações simples e em apenas dois minutos é possível criar o escritório virtual. Todo o projeto está publicado no GitHub da RD e pode ser executado seguindo os passos no arquivo README.md.

Marketplaces

Olist

Continua após a publicidade

Startup especializada no auxílio a e-commerces no aumento de vendas a partir da geração de liquidez do estoque, a Olist lançou a Olist Shops, uma vitrine virtual gratuita para micro, pequenos e médios lojistas. O objetivo da empresa é ajudar os empreendedores a melhorar sua exposição online, facilitando o uso de suas redes de contatos e melhorando a gestão por meio de uma plataforma 100% mobile.

Aplicativo já está disponível para aparelhos Android e iOS e permite que o lojista ganhe destaque dentro de grupos do Facebook e WhatsApp. Além disso, o mesmo link pode ser usado para negociações no Instagram. “Em menos de 3 minutos o usuário consegue cadastrar seus produtos ou serviços online e tirar dúvidas dos seus clientes diretamente pelo WhatsApp. É um processo simples, sem limitação ou regras para foto, título ou descrição”, garante Tiago Dalvi, CEO da Olist.

Na plataforma, o usuário deve realizar três passos simples: cadastrar o produto ou serviço; adicionar título para o anúncio, descrição e preço; e acrescentar uma foto para deixar o anúncio mais atrativo. Em seguida, o produto fica disponível em um site com o nome da empresa e os clientes podem acessar pelo computador ou celular. A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol.

Continua após a publicidade

Atendimento ao cliente

CosmoBots

Outra participante do Programa de Aceleração Visa, a CosmoBots é uma plataforma desenvolvida para criar chatbots de forma mais rápida, para acelerar o atendimento aos clientes por meio de assistentes virtuais em e-commerces.

E para esse período de quarentena, a startup está oferecendo sua plataforma digital em um plano gratuito durante os próximos 6 meses. Serão disponibilizados uma variedade de templates pré-definidos por segmento, de acordo com o que for mais adequado ao negócio.

Continua após a publicidade

Dimi

Startup baseada em Bauru, no interior de São Paulo, a Dimi é especializada em soluções digitais e lançou uma campanha chamada Free Dimi, que libera 500 licenças grátis do seu plano básico até o final de junho.

Com isso, micro e pequenas empresas poderão gerenciar diversos canais de atendimento, como o WhatsApp, além de contar com o suporte de um chatbot que torna as conversas automáticas, acelerando o processo e só sendo acessada pelo atendente após uma triagem.

Algumas das vantagens do serviço é atender mais clientes por canais digitais agilizando os processos. Além disso, as empresas poderão realizar campanhas de marketing e vendas por meio de canais digitais. O Free Dimi já está recebendo as inscrições dos interessados em utilizar a plataforma. Ela está disponível neste link.

Continua após a publicidade

Pega Carga

Essa startup lançou um app homônimo que promete facilitar a vida de uma das categorias mais expostas ao risco da COVID-19: a de caminhoneiros.

O aplicativo - disponível para Android e iOS - é gratuito e possibilita a contratação do serviço de frete sem intermediários entre o motorista e transportadora. Com mais de 40 mil caminhoneiros ativos, a empresa confirma que alguns setores da cadeia logística sentiram o baque com a queda de demanda dos serviços de frete, mas que seguem utilizando diariamente o app, que facilita a contratação de serviços.

“O aplicativo facilita a contratação do serviço de frete por conectar motoristas e transportadoras à distância, sem o contato humano e aglomeração de pessoas, o que reduz sensivelmente a disseminação do coronavírus”, afirmou Bernardo Lage, porta-voz do Pega Carga. “O app também evita o leilão reverso do frete, pois toda a negociação é feita diretamente entre as partes, sem intermediários”, completa.

Marketing Digital

Reach PME

Empresa especializada na prestação de serviços em marketing digital - e com atendimento a mais de 13 mil PMEs - a Reach PME criou a campanha “Apoie Local. Ela consiste na criação de um marketplace dedicado à promoção gratuita de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, especialmente profissionais autônomos e micro empresários, que precisam das plataformas e recursos digitais, mas não têm a venda on-line como alternativa.

No site, já otimizado para smartphones e em uma versão em aplicativo, cada empresa participante terá sua própria página, integrada ao Whatsapp e a uma linha telefônica inteligente, no sistema "ligue grátis". O participante ainda poderá compartilhar os seus serviços para sua lista de contatos por meio de vcard (cartão de visitas virtual) e criar campanhas de vendas por meio de cupons digitais e vale presente. Todas as interações são trackeadas por uma inteligência de monitoramento, o que possibilita otimização das ações.

Paralelamente, as empresas patrocinadoras podem fazer doações em dinheiro, que serão revertidas em investimentos em campanhas de marketing digital criadas a partir da tecnologia de machine learning, com foco em conversão. Com o sistema de monitoramento inteligente, o Retorno sobre o Investimento (ROI) para aquisição de novos clientes de cada real doado é calculado em tempo real, para cada empresa cadastrada e empresa apoiadora.

Até o momento, o marketplace já conta com mais de mil empresas cadastradas. Para aderir ao projeto, basta preencher os dados na seção "cadastro grátis" do site. Em instantes, a página personalizada está disponível e, mediante acesso com login e senha, a empresa tem total autonomia para gerenciar seu canal. Já as empresas que tiverem interesse em apoiar o projeto com doação em dinheiro, basta preencher o formulário no site, informando a categoria e a região que deverão ser beneficiadas pela doação, e o valor.

NerdMonster

Startup voltada ao segmento de digital retail, focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo, a NerdMosnter quer ajudar as micro e pequenas empresas a acelerar a sua transformação digital. E um desses passos é "existir" na Web, para que ela seja encontrada por potenciais clientes. Por isso, a companhia lançou o movimento SeuNegocioNoMapa.com, apoiado por empresas como Google, Alelo,Sebrae e Abrasel - Associação de Bares e Restaurantes.

De forma geral, a iniciativa faz com que empresas de pequeno porte se tornem localizáveis no universo online. Por meio de ferramentas gratuitas, o movimento realiza a criação de fichas no Google Meu Negócio, com todas as informações necessárias do estabelecimento e também desenvolve, gratuitamente, um relatório completo sobre a presença digital da empresa. Isso coopera para que a comunicação com o consumidor continue existindo, não sendo totalmente afetada pelo isolamento. Para os interessados, basta acessar o site do movimento e preencher todas as informações da empresa.

"Todas as últimas iniciativas de conscientização quanto a importância de comprar de pequenos varejistas locais são válidas. O fato, porém, é que, estamos nos esquecendo que somente 11% das PMEs do país atualmente possuem algum tipo de presença digital", afirmou Claudio Roca, diretor-geral da NerdMonster Digital Retail. "Em tempos de "delivery" mandatório, antes de conseguirem vender por canais online, estes estabelecimentos precisam existir e serem localizáveis neste mesmo ambiente digital", completa.

Neoway

Especializada em Big Data, a Neoway liberou acesso gratuito à sua plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artificial a pequenas e médias empresas. Com a tecnologia, os empreendedores têm acesso ao indicador de risco e podem interagir com uma enorme quantidade de informações, que podem ajudá-los a ganhar mais ou a perder menos no cenário atual. A inteligência mercadológica é usada também para apoiar bares e restaurantes a terem rentabilidade mesmo com as portas fechadas.

Além disso, a Neoway desenvolveu um Indicador de Impacto em que as empresas podem analisar quais segmentos do mercado estão mais suscetíveis aos reflexos econômicos causados pela pandemia. Ao ser utilizado junto da plataforma de Big Data Analytics da empresa - que está disponível gratuitamente às PMEs - o indicador serve como um guia para orientar as empresas na análise da sua carteira de clientes, assim como na tomada de decisão nos próximos meses.

Para ter acesso a todas as iniciativas contra o coronavírus, os empreendedores podem clicar no hot site da empresa sobre o tema.

Pagamentos

Ceopag


Fintech especializada em meios eletrônicos de pagamentos inteligentes, a Ceopag lançou um aplicativo que viabiliza o pagamento de produtos e serviços por meio de redes sociais.

Para utilizar a solução, o prestador de serviço precisa baixar o app em seu celular, disponível para Android e iOS. Após isso, ele deve informar seus dados para criar o cadastro. Após 24 horas é enviado o retorno com a aprovação da conta do lojista. Depois disso, estará apto para fazer cobranças informando apenas o valor. O link será gerado e poderá ser enviado para o cliente via qualquer rede social (Facebook e Instagram), WhatsApp, Facebook Messenger ou e-mail.

Para garantir segurança para o usuário, a Ceopag incorporou um mecanismo que faz a leitura em tempo real do proprietário do cartão, ou seja, o aparelho celular faz o reconhecimento facial para aprovar, ou não, o pagamento, evitando qualquer tipo de fraude. Todas as transações são criptografadas, fazendo com que nenhum dado seja armazenado. A ferramenta conta com um sistema de rastreamento e registra geolocalização, tanto para quem paga quanto de quem recebe.

Empregos

Burh

Ainda que a pandemia do COVID-19 tenha colocado milhares de empregos em risco, há também muitas empresas com vagas em aberto e que precisam tocar seus processos seletivos. Pensando nisso, a Burh, uma startup especializada em recolocação, está disponibilizando gratuitamente, ferramentas para que todo o processo seja online, agilizando os trâmites tanto para empresas quanto para usuários.

A startup coloca à disposição dos envolvidos uma sala virtual serve para que empresa e candidato possam marcar reuniões e assim dar sequência ao processo seletivo. Outro serviço liberado é nova integração com o WhatsApp Web para troca de mensagens.

Para acessar os serviços, acesse o site oficial da empresa.

LEVEE

Essa startup especializada em recolocação mira categorias de trabalhadores que vêm encontrando alta demanda na crise do COVID-19: plataformas de delivery, redes de supermercado, centros de distribuição de e-commerces e hospitais.

Para agilizar o processo de contratação, a empresa oferece soluções em machine learning, capazes de analisar em minutos milhares de currículos, captados em diversos canais.Segundo a startup, sua tecnologia consegue agilizar o processo de forma que seja possível colocar trabalhadores operando em apenas quatro dias. Além disso, seguindo a recomendação para que se evite o contato pessoal, a LEVEE também realiza as entrevistas de processos seletivos por meio videoconferência, automatizando todo o processo. A Rappi, por exemplo, fechou um contrato com startup para a contratação de 500 colaboradores para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás.

Para saber mais sobre a LEVEE, visite o site oficial da empresa.