Softwares antivírus estão classificando o uTorrent como malware

Por Ramon de Souza | 16 de Abril de 2018 às 08h39
photo_camera uTorrent

Seu software antivírus está bloqueando a execução do uTorrent, alegando que o mais famoso gerenciador de torrents do mundo é um malware? Fique tranquilo — você não está sozinho. Como reportado pelo site TorrentFreak, diversas soluções de segurança estão emitindo falsos positivos ao escanear a mais nova compilação do programa utilizado para baixar arquivos pelo protocolo P2P. E o mais bizarro de tudo é que ninguém sabe o porquê.

A teoria mais aceita é a de que os antivírus estejam, na verdade, identificando como uma ameaça em potencial o aplicativo Ad-Aware, desenvolvido pela Lavasoft e que é oferecido junto com o uTorrent no momento da instalação. Ainda assim, o Ad-Aware não é um vírus — pelo contrário, trata-se de outro antivírus que, embora seja um pouco desconhecido, não deixa de ser confiável. Isto posto, é provável que as soluções de segurança estejam rejeitando-o para evitar problemas de compatibilidade.

Entre os programas que estão causando tal confusão, podemos citar o Windows Defender, o ESET NOD32 e o Sophos AV. Procurada pela imprensa internacional, a BitTorrent (desenvolvedora do uTorrent) afirmou que já está ciente do problema e retirou a compilação problemática do ar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: TorrentFreak

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.