Publicidade

Sem bagunça: Firefox vai usar IA para organizar suas abas abertas

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla liberou a versão 141 do navegador Firefox para computadores nesta terça-feira (22). A atualização traz uma nova opção com IA para distribuir as abas abertas e ainda traz o preenchimento automático de endereços para o Brasil.

Abas arrumadas com IA

O app ganhou uma ferramenta para criar grupos de abas automaticamente com ajuda de IA. Um modelo local identifica as principais características em comum entre as páginas abertas, compila num único grupo e ainda cria uma sugestão de nome. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Caso você esteja fazendo compras online, por exemplo, o Firefox pode agrupar rapidamente todos os links relacionados aos sites das lojas. A desenvolvedora afirma que as informações são processadas no próprio dispositivo para aumentar a privacidade.

Outros navegadores do mercado também possuem recursos para juntar abas, mas a novidade da Mozilla envolve uso de IA para categorizar e poupar tempo no processo.

Novidade para o Brasil

Outro recurso agrada diretamente o público brasileiro: o navegador liberou a opção para preencher endereços automaticamente no país. É possível salvar algumas localizações nas configurações do app e aplicá-las com um clique na hora de preencher um formulário de compra.

Espanha e Japão também receberam suporte à ferramenta.

Suporte ao WebGPU (e do que isso se trata)

A atualização ainda trouxe suporte para a API WebGPU, já presente no Google Chrome e no Microsoft Edge. A solução permite usar recursos da GPU para tarefas mais pesadas no navegador, como jogos e processamento de imagens 3D. 

Continua após a publicidade

A API, no entanto, foi liberada apenas para Windows. Para baixar a atualização, basta abrir o menu lateral do  Firefox e selecionar a opção “Sobre o Firefox” na seção “Ajuda”.

Leia também:

VÍDEO: pode usar o notebook conectado na tomada o tempo todo?

Continua após a publicidade