Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ranking IEEE | Veja as linguagens de programação mais populares de 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Agosto de 2022 às 19h20

Link copiado!

Envato / Rawpixel
Envato / Rawpixel

O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE, na sigla em inglês) divulgou no último dia 23 de agosto seu tradicional ranking anual de linguagens de programação. Python foi novamente a mais popular, seguida de perto pelos idiomas da família C (C, C++ e C#), que, combinados, superam Python em popularidade, mas por uma margem pequena.

Ocupando a quinta posição, temos Java, com uma vantagem confortável para o SQL e sua parente, JavaScript. Fechando o top 10, temos R, HTML e TypeScript, relativamente próximas entre si. Entre essas, destaca-se o crescimento do SQL, que, embora seja apenas a sexta em popularidade, é a primeira em um outro ranking do IEEE, o de empregabilidade.

Como o ranking do IEEE é construído

Continua após a publicidade

Para elaborar o ranking, os executivos do IEEE usam uma metodologia própria que envolve um ajuste de métricas usadas para sintetizar uma única classificação. Os dados são coletados por intermédio de uma combinação de coleta manual e APIs, que são combinadas com um script R.

A equipe começa com uma lista de 300 linguagens de programação coletadas no GitHub, em seguida, é analisado o volume de resultados encontrados no Google para cada uma delas. O passo seguinte é uma análise manual de entradas, que visa reduzir a listagem para as codificações mais relevantes.

A lista é revisada anualmente, quando alguns idiomas ganham importância, na medida que outros perdem. Atualmente, o conjunto final contém 57 linguagens. Além do Google e do GitHub, o IEEE também usa sites como Stack Overflow, Reddit, API IEEE Xplore, Twitter e plataformas de vagas de emprego.

Continua após a publicidade

Outros rankings divulgados pelo IEEE

Além do ranking de linguagens, o IEEE também elabora outras duas listas relacionadas à programação, a de empregabilidade, que reúne as codificações que são mais solicitadas em anúncios de emprego. Por último, também é divulgada a lista de linguagens de tendência, que dá mais peso aos fóruns e métricas de mídias sociais.

No ranking de empregabilidade, a relação de forças foi bem diferente da lista principal. Em primeiro lugar ficou SQL, seguida de Java, Python, JavaScript e C#, que fecha o Top 5. Já a lista de tendências é mais parecida com o ranking principal, com Python na liderança, seguida por Java, C, JavaScript e C++.

Fonte: IEEE Spectrum