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Plataforma de automação de marketing mais bem avaliada dos EUA cresce no Brasil

Por| 14 de Dezembro de 2018 às 13h27

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Plataforma de automação de marketing mais bem avaliada dos EUA cresce no Brasil
Plataforma de automação de marketing mais bem avaliada dos EUA cresce no Brasil

Quando se fala em automação de marketing, a primeira ideia que vem à cabeça é um sistema que permite à empresa acompanhar todo o percurso e o comportamento do consumidor em seu site. O tempo em que o visitante permanece na página, o que ele procura e como impactá-lo de forma mais assertiva são serviços bastante conhecidos no país, mas há diversas funções que fazem com que esse mercado ganhe cada vez mais espaço. Prova disso é a escalada da SharpSpring. Há três anos no Brasil, a plataforma já é utilizada por 700 empresas brasileiras e foi considerada a mais bem avaliada pelo mercado norte-americano em 2018, segundo os sites TrustRadius e G2 Crowd.

O software de automação rastreia todos os impactos das ações de marketing e de vendas em uma única ferramenta para que a agência comprove o ROI (retorno sobre investimento) e apresente os resultados de forma palpável ao cliente. Na outra ponta, o sistema trabalha desde a captação dos leads, passando pela nutrição e chegando à conversão em vendas. Além disso, a plataforma traz um CRM integrado e pode ser utilizada de modo white label – permitindo à agência utilizar a própria logo e identidade visual.

A parceria da SharpSpring com o Brasil começou oficialmente em 2015, quando três sócios buscavam nos Estados Unidos uma solução de automação nova para o mercado nacional. Hoje, eles contam com escritórios em Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba (PR). Os planos, destaca o country partner manager da empresa Eduardo Correia, é ampliar o número de clientes no próximo ano, prezando sempre pelos resultados de quem utiliza a ferramenta.

“Segundo a pesquisa da empresa americana Software Advice, a estratégia de nutrição de leads ou lead nurturing é o principal motivo de se investir em automação hoje. As pessoas que acessam um site não estão prontas para consumir o produto ou serviço oferecido, sendo necessário criar um engajamento. Na jornada de compra de um produto com venda complexa, é preciso criar fluxos de nutrição considerando todos os estágios da jornada de compra, desde a aprendizagem, consideração e decisão”, explica Eduardo.

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De acordo com ele, com todas essas ferramentas é possível criar conteúdos segmentados e de forma automatizada. No entanto, esclarece que muitas empresas ainda enviam e-mails em massa sem qualquer segmentação ou criam ações sem considerar os estágios da compra.

“Há alguns anos, enviar e-mail marketing em massa ou pagar anúncios em rádio gerava certo resultado, mas o consumidor atual está mais sensível em relação a essa interrupção. Hoje está claro que a melhor alternativa é o inbound, que atrai o cliente com conteúdos relevantes e inteligentes, oferecendo a solução aos problemas que ele enfrenta”, acrescenta.

Sem multas contratuais, e com foco nos resultados

Um dos mantras da agência de comunicação Economídia é não cobrar do cliente o cancelamento de contratos novos. Se ele está insatisfeito com os resultados, está livre para deixar a parceria sem custo em qualquer momento. Esse foi um dos motivos para a empresa optar pela plataforma de automação da SharpSpring há dois anos.

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“Não há nenhum tipo de amarração de contrato, o que é prioridade para nós. Há serviços similares no mercado que você paga multa se cancelar. Os nossos próprios contratos com os clientes não permitem isso. Eles podem cancelar a qualquer momento. Isso faz com que eles fiquem se de fato tiverem resultados”, diz a diretora de Estratégias Digitais da agência, Tâmara Wink.

Para ela, a plataforma de Automação de Marketing tem o melhor custo benefício do país por ser completa e ter preço acessível. Hoje, acrescenta, há ferramentas similares no Brasil, mas há cobranças pelos pacotes de funcionalidades.

Com escritório em São Paulo há pouco mais de uma década e outro recém-inaugurado em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a Economídia usa a ferramenta de automação para os clientes que buscam estratégias de lead nurturing e atingir as metas dos negócios.

Outros diferenciais da plataforma citados por Tâmara são o CRM integrado e o suporte técnico. Dois escritórios no país respondem as dúvidas em pouco tempo via site da própria empresa ou no atendimento online e chat.

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História da SharpSpring em terra tupiniquim

Formado em Design e com MBA em marketing digital pela USP, Eduardo Correia trabalhou como diretor de arte e criação de várias agências, mas sem abrir mão de participar do planejamento estratégico do negócio. Depois do contato com o inbound, ele começou a projetar com dois sócios a própria ferramenta de automação, mas, com o surgimento da parceria com a SharpSpring, mudou de planos, atuando na vinda da plataforma para o país e nas mudanças do software para o mercado nacional.

O principal desafio no início era apresentar o sistema para os brasileiros, que ainda não estavam ambientados com a nova ferramenta. Hoje, depois de três anos, o Brasil é o principal country partner da norte-americana, que atua em 26 países e está em mais de 7 mil empresas.

Automação propicia novos investimentos para 2019

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O sócio-diretor da agência de marketing digital voltada ao setor imobiliário, a ID360, Tiago Tagnin, projeta novos investimentos e clientes para 2019 com o uso da ferramenta de automação. Para ele, um dos motivos para a parceria com a SharpSpring dar certo é o suporte técnico mais próximo.

“Não me parece que é americano, no bom sentido. São pessoas que estão sempre acessíveis. Para mim, faz muita diferença o contato humano. Sempre que tenho necessidade, sou bem atendido”, destaca.

Para o sócio da SharpSpring, Matheus Linzmeyer, responsável pelo Customer Service da empresa, o suporte é um diferencial competitivo.

“Montamos uma estrutura no Brasil para atender os nossos clientes, pois sabemos que o mercado brasileiro tem uma série de diferenças em relação ao mercado americano”, afirma.

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A ID360 utiliza a ferramenta principalmente para a geração de leads, buscando interessados em imóveis e os convencendo a comprar. Para Tiago, é preciso também auditar e validar esse lead, depois acompanhar como é o atendimento e a reação desse visitante.

“Muitas vezes quem olha no site não são clientes ou não estão interessados realmente na compra. A gente precisa gerar contatos que sejam realmente interessados e tenham capacidade de comprar o produto. Hoje temos dois clientes que estão usando muito a ferramenta nesta operação mais voltada ao relacionamento e à conversão”, explica Tiago.