Os melhores programas para criar um pendrive bootável

Por Douglas Ciriaco

Para instalar um novo sistema operacional, ou reinstalar o atual, nem sempre o mais prático é criar um disco de boot convencional, com um CD ou um DVD. Isso porque essas mídias são mais suscetíveis a sofrer danos, são mais difíceis de armazenar e também de transportar quando comparadas a um simples pendrive, que pode ser levado no bolso sem grandes complicações.

Dessa maneira, seja para instalar/reinstalar o sistema operacional ou criar um disco de recuperação para tentar salvar o seu Windows quando tudo for para o brejo, nós selecionamos algumas das melhores opções para você criar um pendrive bootável. As dicas contam com opções para Windows, Linux e Mac. Confira:

Windows USB/DVD Download Tool

Para começar, a ferramenta oficial da Microsoft criada especialmente para este fim. Quando você tem um arquivo ISO e precisa colocá-lo dentro de um pendrive (ou mesmo de um DVD, pois este software também faz isso), basta seguir as instruções do Windows USB/DVD Download Tool para que isso aconteça em instantes e sem grandes complicações. Este aplicativo está pronto para instalar as versões mais recentes do Windows.

Acesse a página oficial para download

Rufus

Outra opção clássica e básica disponível para Windows é o Rufus. Visualmente, ele se assemelha bastante ao antigo sistema de formatação de unidades do sistema operacional da Microsoft. Mas, independente de você já ter acessado esse recurso no sistema, usar o Rufus não será um problema, pois ele está traduzido para português e é bastante simples de usar.

Acesse a página oficial para download

WinToFlash

Mais uma dica específica para o Windows, o WinToFlash é especialista em jogar os arquivos de instalação do sistema (compilados no formato ISO) dentro de uma unidade de armazenamento USB, como um pendrive ou um cartão de memória. Ele não tem o visual tão simples dos outros programas já citados, mas também consegue resolver essa questão de um jeito básico e acessível.

Acesse a página oficial para download

UNetBootIn

Talvez não haja ferramenta mais prática para criar um pendrive bootável do que o UNetBootIn. Com versões para Windows, Linux e Mac, este é um programa completo para você colocar qualquer sistema operacional dentro de um pendrive. Vale ressaltar que ele é especialista em distribuições Linux, oferecendo um recurso de download das principais distros diretamente em sua tela inicial.

Acesse a página oficial para download

LinuxLive USB Creator

Mais uma opção dedicada ao sistema operacional do pinguim, o LinuxLive USB Creator (ou LiLi USB Creator, como também é conhecido), tem um excelente apelo visual e suporta basicamente todas as distribuições de Linux disponíveis ao usuário final na atualidade — o que, definitivamente, não é pouca coisa.

Acesse a página oficial para download

Xboot

A última dica dessa lista é o Xboot, o mais completo quando o assunto é criar um Live USB diversificado. Este programa permite não apenas jogar um ISO dentro do pendrive, mas também compilar mais de um sistema operacional dentro de um único dispositivo, tudo isso através de apenas alguns cliques. Ele está disponível para Windows, Mac e Linux.

Acesse a página oficial para download