Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que significa "reboot to bootloader"?

Por| Editado por Bruno Salutes | 31 de Agosto de 2022 às 23h00

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Você talvez já tenha se perguntado o que significa “reboot to bootloader”. No entanto, antes de entender o significado, é preciso entender o que é e para que o bootloader funciona. Confira abaixo esses e outros detalhes!

O que é bootloader

Bootloader é um software que permite a inicialização do sistema operacional de dispositivos, como celulares, computadores, entre outros que possuam um sistema operacional (SO). Ou seja, sempre que você ligar o aparelho, o bootloader será acionado e carregará o SO dele.

Continua após a publicidade

O que é “reboot to bootloader”

O “reboot to bootloader”, que pode ser traduzido literalmente como “reinicialização para o bootloader”, permite que os usuários possam personalizar, além de corrigir problemas nos seus dispositivos.

Geralmente, “Reboot to bootloader” está associado a dispositivos Android, portanto, o maior enfoque será nele. Ao acessar o modo de bootloader/download, se o software estiver bloqueado, o aparelho instalará a versão oficial da ROM do Android. No entanto, se o bootloader estiver desbloqueado, será possível instalar uma ROM de outro sistema operacional no seu aparelho.

Continua após a publicidade

Por que o bootloader é bloqueado?

O bootloader não é bloqueado em todos os dispositivos. Nos PCs, por exemplo, ele é desbloqueado, permitindo que sejam instalados sistemas operacionais diferentes dos que vieram de fábrica. Já em celulares, o software vem bloqueado, porque, para as empresas, outros sistemas operacionais podem ser prejudiciais ao hardware, além de não serem tão seguros.

Reboot to bootloader apaga tudo?

Como o bootloader contém informações vitais do aparelho, como modelo, versão, entre outros dados, ao fazer o reboot, isso fará com que os dados e configurações sejam devidamente apagadas. Por isso, antes de fazer qualquer procedimento desse tipo, faça um backup dos seus dados em um ambiente externo ou em nuvem.

Continua após a publicidade

O que acontece se eu reiniciar o bootloader?

Reiniciar o bootloader não é um procedimento ilegal, e pode ser feito para reparar problemas no sistema operacional ou permitir que os usuários instalem versões diferentes das de fábrica. No entanto, ao fazer o reboot, muitas montadoras encerram a garantia, já que não podem garantir o bom funcionamento do software após esse procedimento.

O que acontece se desbloquear o bootloader?

Ao desbloquear o bootloader, você poderá instalar a ROM de outros sistemas operacionais no seu aparelho, além do que veio instalado de fábrica.

Continua após a publicidade

A partir de agora você já sabe o que significa "reboot to bootloader".