O que é e como usar o Hamachi

Por Redação

Hamachi é um programa que simula a criação de redes locais (LAN), permitindo, assim, que computadores se conectem a uma mesma rede estando à distância. O aplicativo é bastante utilizado por gamers a fim de reunir vários amigos que estão longe em um mesmo jogo sem precisar de um servidor propriamente dito para isso.

Basta criar uma rede virtual por meio do Hamachi para que um jogo a identifique como uma rede local. Assim, o jogo tem a impressão de que todas as pessoas conectadas fazem parte da mesma rede e, então, libera a criação de partidas multiplayer de um jeito bem mais simples, como se todo mundo estivesse no mesmo ambiente.

Além disso, o Hamachi também pode ser usado para outros fins que não os de jogatina: criar uma rede para compartilhamento de arquivos, por exemplo, entre computadores que estão distantes entre si.

Se você ficou curioso para aprender a usar o Hamachi, fique de olho neste guia completo que nós preparamos.

Fazendo cadastro

O primeiro passo é criar seu cadastro. Acesse a página oficial do LogMeIn para criar uma conta gratuita, indispensável para usar o Hamachi.

Hamachi

Criando uma rede

Passo 01

Na sua página do LogMeIn, vá em Redes > Minhas redes > Criar redes.

Hamachi

Passo 02

Agora, defina um nome e o tipo de rede.

Hamachi
  • Rede em malha: neste caso, todos os participantes estão conectados entre si. A escolha é ideal quando é essencial que todos os membros estejam sempre acessíveis e é a mais simples e recomendada de todas;
  • Hub-and-spoke: oferece um controle mais rígido sobre a rede e seus membros;
  • Gateway: aqui a rede se integra facilmente à sua rede física, inclusive em relação ao endereçamento de IP.

Após escolher o tipo de rede que deseja criar, clique em “Continuar”.

Passo 03

Na etapa seguinte, é hora de definir alguns detalhes em relação às solicitações de entrada, senha e também quantos participantes entrarão em sua rede. Note que até cinco pessoas podem usar a mesma rede gratuitamente — para ter mais do que isso, você precisa pagar.

Hamachi

Clique em “Continuar”.

Passo 04

Na tela seguinte, você vê um resumo da rede e deve clicar em “Finish” para concluir a criação dela.

Hamachi

Adicionando membros à rede

Passo 01

Vá em Redes > Implantação e clique em “Adicionar um novo link”.

Hamachi

Passo 02

Informe uma breve descrição para controle próprio, indique um número máximo de conexões remotas que poderão ser realizadas e defina a validade deste link de implantação. Por fim, não se esqueça de selecionar a rede para qual aquele link será válido antes de clicar em “Continuar”.

Hamachi

Passo 03

Agora, você já tem um link de implantação. É este link que deve ser enviado para outras pessoas que vão se juntar à sua rede para que elas façam a instalação do Hamachi.

Hamachi

Instalando o Hamachi

Passo 01

Com o link informado na tela “Implantação”, cole-o no navegador e pressione Enter. Depois, marque a opção “Eu recebi este link de uma fonte confiável” e clique em “Continuar”.

Hamachi

Passo 02

Clique sobre o botão “Baixar agora” e siga as instruções descritas nesta tela.

Hamachi

Passo 03

Instale o Hamachi e, ao final, abra o programa. Como o link de instalação veio do administrador, o programa se conectará automaticamente à rede assim que for aberto e nenhuma configuração extra precisará ser feita.

Hamachi

Conectar a uma rede existente

Passo 01

O Hamachi permite que você se conecte a outras redes, então, se esse for o caso, abra o aplicativo e vá em Rede > Entrar em uma rede existente

Hamachi

Passo 02

Na nova tela, informe o ID e a senha da rede fornecidos pelo administrador para se conectar a uma rede já existente. Clique em “OK” e aguarde até que a conexão seja concluída.

Hamachi

Pronto! Você está conectado a uma rede virtual que simula uma rede local e pode aproveitar todos os recursos que necessitam deste tipo de conexão.

Gerenciando sua rede

Na página do LogMeIn, acesse sua conta e, por lá, você pode administrar todas as redes que criou sem precisar instalar mais nada. Isso quer dizer que é possível adicionar ou remover pessoas por meio de qualquer navegador, um recurso ágil e acessível.