DAEMON Tools: o que é e como usar
Por Douglas Ciriaco | •

O DAEMON Tools é o principal emulador de mídia existente na atualidade e ainda possui inúmeras funções. No mercado há diversos anos, ele basicamente existe para que você não precise gravar um conteúdo em disco (CD ou DVD) para executá-lo, porque ele emula virtualmente o drive e pode, desta forma, executar conteúdos armazenados em arquivos de imagem.
Um exemplo de aplicação do DAEMON Tools é a execução de um jogo que originalmente estava em um disco, mas foi transformado em uma imagem ISO. Isso pode ser feito por motivos de segurança, afinal usar o emulador poupa o desgaste da mídia física.
Então, basta carregar o arquivo de imagem do disco, feito com um programa específico para isso, e você pode jogar sem colocar o disco do game no drive óptico de sua máquina. O aplicativo funciona em todas as versões do Windows e conta com seis edições diferentes, todas elas pagas para uso comercial, mas que podem ser utilizadas gratuitamente com algumas limitações.
O programa tem suporte para arquivos de imagem nos mais variados formatos, como ISO, MDX, ZIP, VHD, MDS e muito mais e sua versão mais comum, a DAEMON Tools Lite, também a mais básica e fácil de usar, é gratuita e executa todas essas funções — e é justamente por isso que ela será utilizada em nosso tutorial.
Montando um arquivo de imagem
Depois de fazer o download do DAEMON Tools Lite em sua página oficial, instale e abra o programa. Sua tela inicial é bem simples e ele está traduzido para português, o que facilita sua utilização. Então, clique sobre o botão “Adicionar imagem” indicado na imagem abaixo:
Escolha a imagem armazenada em seu computador e então você verá a seguinte tela:
Selecione a imagem a ser executava e então clique sobre o botão verde “Montar”, que tem forma de seta.
Pronto. Agora, no instante em que a imagem é montada, seu computador assume como se o disco do produto tivesse sido inserido no drive óptico da máquina. No exemplo abaixo, nós utilizamos um arquivo ISO de instalação do Ubuntu, então o Windows age como se o disco de instalação tivesse sido introduzido na máquina.
Agora, por exemplo, é possível instalar o sistema dentro do Windows, pois o DAEMON Tools Lite emula o drive e permite que você acesse todo o conteúdo presente no arquivo de imagem sem precisar gravá-lo em um outro disco ou em um pendrive.
Desmontando
Quando você terminar de usar o item emulado pelo DAEMON Tools, basta selecioná-lo na parte de baixo e clicar sobre o botão “Desmontar”, cujo ícone é um quadrado.
Isso vai desmontar a imagem, ou seja, é como se você tivesse extraído o disco do drive óptico.
Criando um arquivo de imagem
Caso você tenha um disco e queira criar um arquivo de imagem dele, ou seja, um espelho de todo o seu conteúdo dentro de um único arquivo que poderá ser emulado pelo DAEMON Tools, este programa é capaz de ajudá-lo. Primeiro, insira a mídia no drive óptico de seu computador.
Depois, na tela do DAEMON Tools, clique sobre o botão “Criar Imagem de Disco”, cujo ícone é um disquete diante de um CD.
Uma pequena janela vai abrir e nela estarão descritas todas as informações do disco em questão. Você ainda pode escolher o destino da imagem, ou seja, em qual pasta ela será salva em sua máquina, na opção “Arquivo de imagem destino”.
Sem modificar nenhuma outra opção, clique em “Iniciar” e aguarde até que o processo seja concluído.
Depois disso, você já tem sua imagem pronta para usar como preferir.