DAEMON Tools: o que é e como usar

Por Douglas Ciriaco

O DAEMON Tools é o principal emulador de mídia existente na atualidade e ainda possui inúmeras funções. No mercado há diversos anos, ele basicamente existe para que você não precise gravar um conteúdo em disco (CD ou DVD) para executá-lo, porque ele emula virtualmente o drive e pode, desta forma, executar conteúdos armazenados em arquivos de imagem.

Um exemplo de aplicação do DAEMON Tools é a execução de um jogo que originalmente estava em um disco, mas foi transformado em uma imagem ISO. Isso pode ser feito por motivos de segurança, afinal usar o emulador poupa o desgaste da mídia física.

Então, basta carregar o arquivo de imagem do disco, feito com um programa específico para isso, e você pode jogar sem colocar o disco do game no drive óptico de sua máquina. O aplicativo funciona em todas as versões do Windows e conta com seis edições diferentes, todas elas pagas para uso comercial, mas que podem ser utilizadas gratuitamente com algumas limitações.

O programa tem suporte para arquivos de imagem nos mais variados formatos, como ISO, MDX, ZIP, VHD, MDS e muito mais e sua versão mais comum, a DAEMON Tools Lite, também a mais básica e fácil de usar, é gratuita e executa todas essas funções — e é justamente por isso que ela será utilizada em nosso tutorial.

Montando um arquivo de imagem

Depois de fazer o download do DAEMON Tools Lite em sua página oficial, instale e abra o programa. Sua tela inicial é bem simples e ele está traduzido para português, o que facilita sua utilização. Então, clique sobre o botão “Adicionar imagem” indicado na imagem abaixo:

DAEMON Tools Lite

Escolha a imagem armazenada em seu computador e então você verá a seguinte tela:

DAEMON Tools Lite

Selecione a imagem a ser executava e então clique sobre o botão verde “Montar”, que tem forma de seta.

DAEMON Tools

Pronto. Agora, no instante em que a imagem é montada, seu computador assume como se o disco do produto tivesse sido inserido no drive óptico da máquina. No exemplo abaixo, nós utilizamos um arquivo ISO de instalação do Ubuntu, então o Windows age como se o disco de instalação tivesse sido introduzido na máquina.

DAEMON Tools Lite

Agora, por exemplo, é possível instalar o sistema dentro do Windows, pois o DAEMON Tools Lite emula o drive e permite que você acesse todo o conteúdo presente no arquivo de imagem sem precisar gravá-lo em um outro disco ou em um pendrive.

Desmontando

Quando você terminar de usar o item emulado pelo DAEMON Tools, basta selecioná-lo na parte de baixo e clicar sobre o botão “Desmontar”, cujo ícone é um quadrado.

DAEMON Tools Lite

Isso vai desmontar a imagem, ou seja, é como se você tivesse extraído o disco do drive óptico.

Criando um arquivo de imagem

Caso você tenha um disco e queira criar um arquivo de imagem dele, ou seja, um espelho de todo o seu conteúdo dentro de um único arquivo que poderá ser emulado pelo DAEMON Tools, este programa é capaz de ajudá-lo. Primeiro, insira a mídia no drive óptico de seu computador.

Depois, na tela do DAEMON Tools, clique sobre o botão “Criar Imagem de Disco”, cujo ícone é um disquete diante de um CD.

DAEMON Tools

Uma pequena janela vai abrir e nela estarão descritas todas as informações do disco em questão. Você ainda pode escolher o destino da imagem, ou seja, em qual pasta ela será salva em sua máquina, na opção “Arquivo de imagem destino”.

DAEMON Tools Lite

Sem modificar nenhuma outra opção, clique em “Iniciar” e aguarde até que o processo seja concluído.

DAEMON Tools Lite

Depois disso, você já tem sua imagem pronta para usar como preferir.