O que é Checksum?

Por Ultra Downloads
O que é checksum?

Já reparou que alguns sites fornecem alguns códigos conhecidos como checksum junto com os downloads? Do inglês "soma de verificação", esse é um conjunto de caracteres utilizado para conferir a integridade do arquivo baixado. Já imaginou baixar um arquivo de 5 GB e descobrir que ele está corrompido na hora errada?

Quando o desenvolvedor de um programa ou sistema operacional disponibiliza a versão final de seu arquivo para download, ele o faz passar por um algoritmo que gera uma soma de verificação que é única e exclusiva deste programa utilizando as várias opções disponíveis.

As mais conhecidas são o MD5 e o SHA, algoritmos criptográficos que geram hashs individuais para cada arquivo existente. Quando realizamos o download de um arquivo e o fazemos passar pelo mesmo algoritmo utilizado pelo desenvolvedor, a soma obtida deve ser exatamente a mesma, caso contrário o arquivo estará corrompido.

Quando transmitimos e recebemos dados pela internet podemos até ter a noção de que o transporte de pacotes de dados é perfeita e não necessita de algoritmos de verificação, mas na prática não é isso que acontece. Ao passar pelos inúmeros roteadores e switches que compõem a internet, o risco de se inverter um bit é bastante grande, e esta simples mudança já inutiliza todo o arquivo.

Os protocolos de comunicação utilizados na internet já possuem mecanismos de segurança para evitar esse tipo de erro, mas eles se tornam bem maiores com o aumento do tamanho do arquivo. Variações de Linux disponibilizam seus sistemas operacionais na forma de imagens de disco, que chegam a até 4,7 GB, então imagine gastar um DVD, iniciar a instalação e depois ter que parar tudo pois o sistema está corrompido, e este é o motivo de arquivos muito grandes possuirem somas de verificação de integridade.

Conheça alguns dos mais utilizados:

Já tentou executar algum arquivo que estava corrompido? Conte para nós!