Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei revela Harmony OS, seu sistema operacional para várias plataformas

Por| 09 de Agosto de 2019 às 09h46

Link copiado!

Divulgação/THuawei
Divulgação/THuawei
Tudo sobre Huawei

A Huawei finalmente apresentou o seu sistema operacional que pode substituir o Android. O chamado Harmony OS foi revelado pela companhia em evento na China nesta sexta-feira (9). Embora seja mais focado em internet das coisas (IoT), o SO também foi criado para funcionar em PCs, smartphones, tablets, TVs e outros dispositivos.

Embora a companhia não diga isso diretamente, o lançamento chega depois que ela foi colocada em xeque por conta de embargo dos Estados Unidos. Em maio deste ano, o governo de Donald Trump proibiu operações da companhia por lá e também embargou empresas nacionais de serem parceiras da fabricante. Uma das principais consequências disso é que a Google não pode mais fornecer suporte ao Android para os smartphones da Huawei.

Durante a apresentação, o diretor executivo da divisão de consumo da fabricante, Richard Yu, falou sobre as diversas funcionalidades do sistema operacional, mas deixou de fora os smartphones. “Nós apoiamos o Android, mas, se não pudermos usá-lo no futuro, podemos migrar imediatamente para o Harmony, talvez em um ou dois dias”, informou na conferência. Atualmente, o governo norte-americano voltou atrás e a parceria com a Google está liberada, sendo que a fragilidade da relação permanece.

Com isso, o Harmony OS chega com foco em outros produtos. A previsão é que ele venha instalado em computadores e smartwatches em 2020, sendo que alto-falantes e fones inteligentes recebem o sistema operacional em 2021. No ano seguinte, ele deve chegar para aparelhos de realidade virtual.

Continua após a publicidade

Para que o Harmony OS funcione em tantos dispositivos diferentes, a proposta é que ele seja modularizado, adaptando-se a diferentes aparelhos com variadas capacidades internas.

A Huawei aposta na sua base de usuários, a segunda maior do mundo, para alavancar o sistemas, mas ainda precisa investir e convencer desenvolvedores a levarem seus aplicativos para sua loja.

A companhia também promete uma apresentação pública do Harmony OS para este sábado (10), ainda durante o final de semana de eventos. O sistema operacional será mostrado em um TV inteligente.

Fonte: UOL