Histogramas: o que são e como usar

Por Dimitri Pereira

A representação gráfica das cores e da distribuição delas em fotos é chamada de histograma. A qualidade do processador da câmera depende de modelo para modelo e as fotos podem resultar em distribuições perfeitas ou imperfeitas. Através desse gráfico é possível visualizar erros e desvios que são muito comuns em lentes e processadores de baixa qualidade. E felizmente, também corrigi-los.

Ao conferir o histograma através de um editor de fotos para computador ou aplicativos, esse gráfico é exibido e, entendendo a distribuição, você pode saber se a foto tem qualidade ou não.

No histograma abaixo você pode notar que o gráfico de cor preenche toda a extensão horizontal da janela, e é assim que o histograma deve ser. Esse representação é de uma imagem com uma boa distribuição de cores.

histograma

Já nessa próxima imagem, você vê que existe um espaço no lado esquerdo antes do início do gráfico na extensão horizontal. Em alguns casos, o gráfico pode apresentar espaçamento também nos dois lados. Quando isso acontecer, você deve realizar uma correção de níveis com um editor de imagens.

histograma

Aprenda a corrigir uma foto

Passo 1. No exemplo abaixo a imagem foi editada no Photoshop. Nele, basta abrir a imagem e usar a combinação das teclas "Ctrl + L" para abrir a caixa de Níveis (Levels). Você verá então o histograma, e caso ele apresente desvios, como na imagem abaixo, você deverá realizar a correção de cada canal de cor individualmente.

histograma

Passo 2. Selecione a opção "Vermelho" do menu dropdown e arraste os sliders (setinhas logo abaixo do gráfico) da esquerda para a direita até o início do gráfico e da direita para a esquerda até o final do gráfico.

histograma

Passo 3. Selecione a opção "Verde" do menu dropdown e repita o procedimento.

histograma

Passo 4. E faça o mesmo com o canal "Azul", depois clique em "Ok".

histograma

Para usar esse recurso de histogramas em suas fotos no computador, você pode utilizar alguns outros editores que não o Photoshop, como por exemplo:

Adobe Photoshop Lightroom

Esse editor organiza e edita suas imagens com muita agilidade e facilidade, usando o recurso de edição de histogramas bem semelhante ao mostrado acima no Photoshop tradicional.

histograma

GIMP

O GIMP é um editor de imagens gratuito de código aberto e que oferece ao usuário recursos bastante interessantes. Uma dessas ferramentas é a possibilidade de visualização de histogramas bem similar ao Photoshop.

histograma

Alguns aplicativos para smartphones Android e iPhone (iOS) também oferecem a ferramenta de histogramas para facilitar o trabalho de edição de cores, confira alguns deles.

KitCam

O app KitCam, que é disponível para Android e iPhone, também oferece o recurso de exposição e visualização de histograma, correção de cores e emulação de troca de lentes.

histograma

Image Histogram Generator

Esse app pra Android analisa as fotos, gera e exibe o histograma, além de apresentar detalhes sobre a foto escolhida no smartphone.

histograma

Pronto! Depois de aprender como usar o histograma para editar suas imagens, seja no computador, smartphone ou tablet, você já pode realizar as correções necessárias e deixar suas fotos ainda melhores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.