Guia completo: como converter arquivos de áudio para qualquer formato

Por Jones Oliveira | 15 de Junho de 2015 às 10h20

Não importa se você é um usuário iniciante ou experiente no mundo da informática, pois mais cedo ou mais tarde acabará esbarrando nesta questão: "como converto um arquivo de áudio?". Resolver essa questão é relativamente simples, bastando uma busca rápida no Google para ter uma noção, nem que seja mínima, de como executar a tarefa.

O bicho pega de verdade na hora de escolher o software que será utilizado nessa atividade. Há infinitas opções espalhadas pela internet, cada uma prometendo mais coisas do que outra. A verdade, no entanto, é que elas nem sempre funcionam direito e acabamos nos frustrando por termos que testar uma dezena de ferramentas antes de achar a ideal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para acabar com essa agonia, nós separamos uma lista com os melhores softwares para você que está querendo converter suas músicas preferidas no Windows. Confira:

Free WMA MP3 Converter

O Free WMA MP3 Converter é a prova concreta de que não é necessário ter um visual todo pomposo para cumprir bem com seu dever. Com uma interface bastante objetiva que nos faz lembrar dos antigos programas para Windows 98, esta ferramenta é uma das mais completas desta lista.

O visual do Free WMA MP3 Converter é bem direto. Na tela inicial, indique qual o tipo de arquivo quer converter e o formato de saída. Clicando em

O visual do Free WMA MP3 Converter é bem direto. Na tela inicial, indique qual o tipo de arquivo quer converter e o formato de saída. Clicando em "Settings", você escolhe a qualidade final do áudio (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Pequenino, o Free WMA MP3 Converter atua como um gigante, convertendo arquivos MP3, WMA e WAV em questão de segundos. Além disso, ele é capaz de atualizar as tags ID3 e ainda permite que o usuário escolha o método de compressão, bitrate e se o arquivo final terá áudio estéreo ou mono. Nada melhor do que executar um serviço de maneira rápida e objetiva.

Aqui, o processo de conversão é bastante rápido, sem firulas. Em questão de segundos é possível converter uma boa quantidade de músicas

Aqui, o processo de conversão é bastante rápido, sem firulas. Em questão de segundos é possível converter uma boa quantidade de músicas (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Formatos suportados: MP3 | WMA | WMV

Download: Free WMA MP3 Converter

VLC

Muito popular entre os amantes de vídeos, o VLC é uma ferramenta extremamente versátil não só por oferecer suporte a uma infinidade de codecs do tipo, mas também por contar com um leque bastante diversificado de ferramentas de conversão. E, como não poderia deixar de ser, também é possível usar o VLC para converter arquivos de áudio.

Para fazer isso, basta ir até o menu "Mídia" no menu superior do programa e selecionar a opção "Converter / Salvar".

O VLC não é só um bom reprodutor de vídeos, mas também um ótimo conversor de arquivos

O VLC não é só um bom reprodutor de vídeos, mas também um ótimo conversor de arquivos (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Feito isso você seleciona os arquivos que deseja converter clicando no botão "Adicionar" e pressiona o botão "Converter / Salvar" para definir o formato e o local onde ficará o arquivo de saída.

Selecione os arquivos que deseja converter e siga adiante para escolher o formato de saída

Selecione os arquivos que deseja converter e siga adiante para escolher o formato de saída (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Essa parte é extremamente importante, pois é preciso ter cuidado adicional e definir o tipo do arquivo final. Selecione o formato do arquivo de saída em "Perfil" e logo depois defina aonde ele será armazenado clicando em "Procurar".

Embora permita selecionar o perfil de conversão na opção

Embora permita selecionar o perfil de conversão na opção "Perfil", é preciso indicar onde o arquivo de saída será armazenado e qual a extensão dele (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Finalmente, clique em "Salvar" e logo depois em "Iniciar" para a conversão do seu arquivo de áudio começar. Não é tão prático quanto poderia ser, mas faz o serviço bem feito.

Neste momento, é importante definir o nome de saída do arquivo e a extensão deve casar com o perfil selecionado na janela anterior - neste caso,

Neste momento, é importante definir o nome de saída do arquivo e a extensão deve casar com o perfil selecionado na janela anterior - neste caso, ".mp3" (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Formatos suportados: FLAC | MP3 | MP4 | OGG

Download: VLC

MediaHuman Audio Converter

Se você é daqueles que utiliza um computador com Windows, mas tem um iPhone ou iPad e gostaria de curtir suas músicas nos iGadgets, certamente já encontrou dificuldades para fazer isso dar certo. Isso acontece porque você precisa converter seus arquivos MP3 para o formato suportado pelo iPhone ou iPad antes de escutá-los. E o MediaHuman Audio Converter chega para solucionar esse impasse da melhor maneira possível.

O MediaHuman Audio Converter também presa pela objetividade. Na tela principal do aplicativo, é possível adicionar os arquivos que serão convertidos clicando no botão com o

O MediaHuman Audio Converter também presa pela objetividade. Na tela principal do aplicativo, é possível adicionar os arquivos que serão convertidos clicando no botão com o "+" e o formato de saída no quarto botão do menu superior. Com tudo pronto, basta clicar no ícone com as setas para começar o processo (Imagem: Captura de Tela / Sergio Oliveira)

Com uma interface bastante simples, o software é especializado em converter vários arquivos de uma só vez e uma de suas especialidades é a conversão de arquivos FLAC e MP3 para o formato suportado pela Apple em questão de poucos minutos. Além disso, ele busca automaticamente pelas capas dos álbuns das suas faixas que têm tags ID3, mantém a estrutura de pastas onde seus arquivos estão e, de quebra, ainda oferece suporte ao iTunes.

O grande barato do MediaHuman Converter é que os arquivos são convertidos simultaneamente, poupando tempo do usuário

O grande barato do MediaHuman Converter é que os arquivos são convertidos simultaneamente, poupando tempo do usuário (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para fechar, também é possível usar o MediaHuman Converter para extrair o áudio de arquivos de vídeo, convertendo-o para MP3.

Formatos suportados: AAC | AIFF | ALAC | FLAC | MP3 | OGG | WMA | WAV

Download: MediaHuman Audio Converter

Foobar2000

Provavelmente um dos softwares de reprodução de mídia alternativos mais adorado pelos geeks de plantão, o Foobar2000 também faz as vezes de conversor de arquivos de áudio graças a sua versatilidade e suporte a add-ons.

Com o Foobar2000 instalado, o primeiro passo para converter arquivos de áudio é baixar e instalar os encoders dos formatos mais populares, como AAC, FLAC, MP3, AIFF e outros. Feito isso, basta abrir o Foobar e procurar pelas músicas a serem convertidas. A tarefa pode ser feita individualmente ou em lotes caso os arquivos estejam em playlists ou organizadas em diretórios.

Selecione as músicas na lista de álbuns do Foobar2000, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção

Selecione as músicas na lista de álbuns do Foobar2000, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Convert", "Quick convert" (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Para dar início ao processo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre os arquivos, selecionar a opção "Convert" no menu suspenso e, na sequência, "Quick convert".

Após clicar em

Após clicar em "Quick convert", você poderá selecionar o formato do arquivo de saída, bem como a qualidade do som dele dando um duplo clique na opção (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Formatos suportados: AAC | AIFF | ALAC | FLAC | OGG | Opus | WAV | Outros via pacotes de encoders

Download: Foobar2000 | Encoders básicos

Audacity

Uma das mais populares ferramentas open source quando o assunto é edição de áudio, o Audacity já está no mercado há uns bons anos, recebendo atualizações constantes e também fazendo as vezes de conversor.

Uma vez baixado e devidamente instalado, basta abrir o Audacity e clicar no menu "Arquivo" > "Importar" > "Audio" para os arquivos de áudio que você quer converter. Após importá-los para dentro da ferramenta, acesse o menu "Arquivo" > "Exportar Áudio" para dar início ao processo de conversão.

O Audacity é bastante popular entre os profissionais de edição de áudio, mas também serve para converter arquivos. Para isso, primeiro você deve importar o arquivo usando a opção

O Audacity é bastante popular entre os profissionais de edição de áudio, mas também serve para converter arquivos. Para isso, primeiro você deve importar o arquivo usando a opção "Importar", "Áudio" (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Na caixa de diálogo que aparece, indique o formato e local do arquivo de saída e clique em "Salvar" para convertê-lo.

Vale lembrar que, dependendo do formato selecionado, talvez seja preciso baixar os encoders em endereços fornecidos pelo próprio Audacity.

Para iniciar a conversão, selecione a opção

Para iniciar a conversão, selecione a opção "Exportar Áudio" e indique o tipo de arquivo de saída e o caminho de onde ele será armazenado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Formatos suportados: AIFF | FLAC | MP3 | OGG | WAV

Download: Audacity

SUPER

A última dica do dia é o parrudo SUPER, que mais parece uma mesa de mixagem profissional de tantas opções que fornece. O visual não é dos melhores, tampouco ajuda os mais leigos, mas nada que alguns minutos mexendo nele não resolvam. Afinal de contas, vale a pena ter tudo em uma única ferramenta.

Diferente das demais ferramentas, o SUPER é bem espalhafatoso e seu visual não agrada tanto. A bagunça, no entanto, é compensada com a quantidade de formatos suportados. Para iniciar uma conversão, selecione o arquivo clicando com o botão direito do mouse e selecione

Diferente das demais ferramentas, o SUPER é bem espalhafatoso e seu visual não agrada tanto. A bagunça, no entanto, é compensada com a quantidade de formatos suportados. Para iniciar uma conversão, selecione o arquivo clicando com o botão direito do mouse e selecione "Add Multimedia File(s)" (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Embora seja extremamente útil, o SUPER tem lá seus defeitos - todos têm. Se você não tiver muito cuidado na hora da instalação, pode acabar com uma grande quantidade de adwares instalado no seu computador. Portanto, certifique-se de prestar BASTANTE atenção antes de apenas clicar em "Avançar" durante o wizard de instalação. Uma outra alternativa é baixar e instalar o Unchecky, que impede que esse tipo de software se instale sem o seu consentimento.

Por fim, selecione o formato de saída do arquivo na seção vermelha, a qualidade deste arquivo na seção azul e se certifique de que todos os arquivos estão na lista na parte inferior. Feito isso, clique no botão

Por fim, selecione o formato de saída do arquivo na seção vermelha, a qualidade deste arquivo na seção azul e se certifique de que todos os arquivos estão na lista na parte inferior. Feito isso, clique no botão "Encode (Active Files)" para dar início ao processo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Formatos suportados: todos de áudio e vídeo

Download: SUPER | Unchecky

Video2MP3 e Anything2MP3

YouTube, SoundCloud, DailyMotion e outras plataformas de streaming online são verdadeiros parques de diversão para quem curte passar horas a fio ouvindo música sem gastar um centavo. Logo, não é de se espantar que haja ferramentas como o Video2MP3 e o Anything2MP3, que capturam e convertem o áudio dos vídeos em arquivos MP3.

O Video2MP3 faz todo o serviço de maneira bastante rápida e o resultado final tem qualidade: 256 kbps de bitrate. Além disso, a ferramenta não possui qualquer limitação, deixando o usuário converter quantos vídeos quiser.

O Video2MP3 é extremamente fácild e usar. Copie e cola a URL do vídeo do YouTube no campo e clique em

O Video2MP3 é extremamente fácil de usar. Copie e cola a URL do vídeo do YouTube no campo e clique em "Convert". Após alguns segundos, o processo é concluído e basta pressionar o botão de download para baixar o arquivo MP3 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Outra ferramenta bem interessante é o Anything2MP3, que funciona basicamente da mesma forma que o Video2MP3, mas oferece suporte a uma infinidade de sites do gênero.

Formatos suportados: YouTube | SoundCloud | Outras plataformas de mídia

Acesse: Video2MP3 | Anything2MP3

O seu software preferido de conversão de áudio ficou de fora da lista? Então sugira-o na caixa de comentários abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.