Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google disponibiliza ferramenta de preparação de dados em versão de testes

Por| 22 de Setembro de 2017 às 12h32

Link copiado!

Google disponibiliza ferramenta de preparação de dados em versão de testes
Google disponibiliza ferramenta de preparação de dados em versão de testes
Tudo sobre Google

Durante a conferência Google Cloud Next em março, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, a Google apresentou o Cloud Dataprep, um serviço de preparação de dados sem servidor que permite utilizar até mesmo modelos de treinamento de aprendizagem de máquina. Nos seis meses seguintes, a empresa disponibilizou o serviço em versão beta apenas para um número selecionado de interessados, mas agora foi anunciado que a ferramenta está disponível em beta público para quem desejar utilizar.

Alguns relatórios e pesquisas indicam que analistas e cientistas de dados podem gastar até 80% de seu tempo preparando dados brutos para análise. O Google Cloud Dataprep chega para automatizar este trabalho, detectando os tipos de dados, esquemas, junções e anomalias que contribuem significativamente para o trabalho dos profissionais e empresas que manuseiam uma grande quantidade de dados. A ferramenta integra-se nativamente a outros serviços, como o Cloud Storage, o BigQuery e o Google Cloud Platform (GCP).

O aprendizado de máquina permite que este processo seja melhorado à medida que o serviço é mais utilizado, sugerindo maneiras diferentes de limpar os dados, o que torna o processo mais rápido e também menos suscetível a erros. Um outro destaque do Google Cloud Dataprep é seu layout, que torna mais fácil para aqueles que não são engenheiros de dados alterar ou adicionar um conjunto de dados e informações.

"O Cloud Dataprep também possui inteligência interna para entender e operacionalizar automaticamente seus padrões de uso específicos, tornando a preparação de dados ainda mais rápida e menos propensa ao erro do usuário", explicou Eric Anderson, gerente de produtos da Google. "O resultado geral é mais produtivo, eficiente e poderoso", completou. O Cloud Dataprep é uma versão incorporada do aplicativo empresarial Wrangler da Trifacta, que possui a mesma tarefa de preparação de dados.

Continua após a publicidade

No ano passado, um dos principais concorrentes da Google na área, a Amazon, já havia lançado sua própria ferramenta de preparação de dados sem servidor, chamada de AWS Glue.

Fonte: VentureBeat