Google Agenda: como compartilhar seu calendário com outros contatos

Por Matheus Bigogno Costa | 19 de Maio de 2020 às 14h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Atualmente, com tantos compromissos no meio corporativo, ter uma agenda é algo extremamente crucial. Justamente por conta de os usuários estarem muito atarefados, encontrar horários para marcar uma reunião pode ser uma tarefa difícil.

Porém, o Google Agenda permite que as agendas sejam compartilhadas com outros contatos, e ainda permite verificar quais horários todos os participantes de um evento estarão disponíveis. Isso evita que quem organizou o evento tenha que ficar perguntando a disponibilidade de todos os que vão participar, pois a verificação já é feita na plataforma.

Confira neste tutorial como compartilhar e acessar as agendas de outros contatos para que você possa encontrar horários para os seus eventos automaticamente.

No entanto, é importante ressaltar que não é possível adicionar agendas de outros contatos na versão mobile do Google Agenda. Depois de adicionar as agendas no computador, você poderá acessá-las através do app.

Google Agenda: como solicitar permissão para ver outras agendas

Passo 1: abra o Google Agenda em seu PC e, na aba lateral esquerda, clique no ícone “+” no menu “Outras agendas”.

Abra o Google Agenda e, no menu lateral, clique no ícone "+"  em "Outras agendas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com o menu de opções aberto, clique no item “Inscrever-se na agenda”.

Com o menu aberto, clique em "Inscrever-se na agenda" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: na seção “Adicionar agenda”, digite o e-mail do contato cuja agenda você gostaria de acessar.

No item "Adicionar agenda", insire o e-mail vinculado à agenda que você quer acessar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: se a agenda que você estiver tentando acessar não for pública, você terá que pedir para acessá-la. Clique em “Solicite acesso” e espere o dono da agenda compartilhá-la com você.

Se a agenda não for pública, clique em "Solicitar acesso" e espere o proprietário liberar o acesso (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: assim que a agenda for compartilhada, você poderá acessá-la diretamente na aba inicial do Google Agenda no PC ou em seu celular.

Com a agenda compartilhada, você pode acesses todos os horários da sua e outras agendas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Google Agenda: como compartilhar sua agenda com outros contatos

Passo 1: abra o Google Agenda em seu PC e, no menu superior, clique no ícone de “Engrenagem” e clique na opção “Configurações”.

Abra o Google Agenda, clique no ícone de "Engrenagem" no menu superior e clique em "Configuraões" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: no menu lateral esquerdo, clique em cima do seu nome para ter acesso às ferramentas de compartilhamento.

No menu lateral, clique no seu nome para acessar as configurações de compartilhamento (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: procure pelos itens "Autorizações de acesso" ou "Compartilhar com pessoas especiais" e clique em "Gerar um link compartilhável" para que as pessoas possam acessar a agenda utilizando um link, ou clique em "Adicionar pessoas".

Clique em "Gerar link compartilhável" ou "Adicionar pessoas" para compartilhar a sua agenda (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: clicando em "Adicionar pessoas", preencha o e-mail da pessoa com quem você quer compartilhar sua agenda e clique em "Enviar".

Preencha o e-mail do contato que você quer compartilhar sua agenda e clique em "Enviar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Google Agenda: como encontrar horários disponíveis automaticamente

Passo 1: abra o Google Agenda em seu PC e crie um evento ou clique em cima de um existente. Com o menu aberto, clique no ícone de “Lápis” para editar o evento.

Abra o Google Agenda e clique sobre um evento existente e clique no ícone de "Lápis" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: no item “Convidados”, insira o e-mail dos contatos que você gostaria de convidar para o evento que você organizou.

No item "Convidados", insira quem irá participar do evento que você criou (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: caso este contato tenha compartilhado a agenda dele com você, clique em “Horários sugeridos”.

Clique em "Horários sugeridos" para encontrar horários automaticamente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: o Google Agenda irá verificar quais horários os convidados do evento têm disponíveis em suas agendas. Selecione um deles e clique em “Salvar” no menu superior para finalizar as alterações.

Selecione um dos horário sugeridos pelo Google Agenda e clique em "Salvar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode compartilhar e acessar a agenda de outros contatos e ainda pode encontrar horários que todos estejam disponíveis de forma automática com o Google Agenda.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.