Gmail, Reddit, Yahoo e outros passam por instabilidade hoje (6) [UPDATE]

Por Luciana Zaramela | 06 de Maio de 2019 às 19h10
Divulgação / Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Você notou que o Gmail anda "se arrastando" para enviar e receber mensagens? Então já fica o alerta: não é só com você. O popular serviço de emails da Google anda passando por instabilidades no início da noite desta segunda-feira (6), conforme notamos aqui na redação do Canaltech.

Pelos sites DownDetector e Is It Down Right Now, percebemos que o problema começou a aparecer em regiões isoladas do globo por volta das 18h (horário de Brasília) e depois foi ficando mais intenso.

Gráfico mostra horário das instabilidades no serviço (Via Down Detector)

A principal queixa dos usuários é que não dá para enviar emails ou é preciso atualizar a página várias vezes para conseguir.

Na internet, alguns usuários já começam a reclamar do problema:

Usuários dos Estados Unidos, da Austrália, da Nova Zelândia e de algumas regiões da Europa e da América Latina — incluindo o Brasil — queixam-se também de outros problemas fora o envio de mensagens, como gargalos na hora de anexar arquivos.

Mapa mostra regiões mais afetadas pela instabilidade do serviço da Google (Via Down Detector)

Na web e no celular

O Canaltech realizou mais alguns testes com o Gmail tanto na versão web (desktop) quanto no aplicativo móvel e confirmou que a ferramenta não está "lisinha" como de costume, com dificuldades para carregar novos emails e total instabilidade no envio de mensagens novas e respostas tanto no navegador quanto no app.

A mensagem chegou a ser "enviada", mas "voltou" pelo Bounce do Gmail nos nossos testes (Screenshot: Luciana Zaramela/Canaltech)

Em tempo: será que essa crise nos servidores do Gmail teria a ver com o dia 768k?

Seguimos acompanhando o caso de perto! O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google. Por meio deste link, a empresa se mostra ciente da situação e diz o seguinte:

Estamos investigando os relatos sobre um problema [ocorrido] com o Gmail. Vamos providenciar mais informações em breve. Os usuários afetados conseguem usar o Gmail, mas estão vendo mensagens de erro, [experimentando] latência alta e/ou outro tipo de comportamento inesperado.

Outros serviços da Google operam normalmente.

ATUALIZAÇÃO [às 19h31]

Pelos sites que detectam status de serviços online também percebemos que vários outros sites e plataformas andam sofrendo instabilidade nesta segunda-feira. São gigantes como o Reddit, o Yahoo Mail, a AOL, a AT&T, a Comcast e alguns outros sites sofrendo com problemas — e que embora nem todos estejam instáveis para usuários brasileiros, mostram-se falhos para pessoas em outros cantos do mundo.

Queda do Yahoo aconteceu praticamente no mesmo horário da do Gmail, porém afetou menos brasileiros (Via DownDetector)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.