Publicidade

GitHub anuncia beta público de ferramenta para desenvolvimento direto na nuvem

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Fevereiro de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/GitHub
Divulgação/GitHub

O GitHub anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento do beta público da função de pré-criação codespaces em sua plataforma entrou oficialmente em versão. A ferramenta tem como objetivo acelerar o processo de desenvolvimento de profissionais que utilizam os serviços da empresa.

O codespace é uma ferramenta do GitHub que disponibiliza aos usuários todas as características e funções de editores de código como o Visual Studio Code em um ambiente totalmente conectado a nuvem — sem necessidade de instalação de nenhum programa ou aplicativo no computador.

Continua após a publicidade

Porém, o processo de criação de um codespace pode ser demorado, já que toda vez os usuários devem escolher funções, extensões e demais características que querem utilizar. A novidade anunciada nesta quarta-feira (23), porém, visa eliminar este problema.

A partir delas, usuários do codespace do GitHub poderão definir configurações de funções e demais modificadores como um padrão para toda criação de ambientes de desenvolvimento na plataforma, diminuindo o tempo entre a abertura inicial da ferramenta e o começo real da programação de um novo projeto.

Novidade do GitHub está em beta público

Com o lançamento da função, o GitHub espera que empresas se beneficiem da aceleração do processo de criação de ambientes de desenvolvimento e também da redução da carga de administradores de codespaces com a eliminação do processo de aprovação de cada alteração na criação de novos módulos de trabalho na plataforma.

Continua após a publicidade

A novidade estará disponível inicialmente em beta público para todas as organizações que forem membros dos planos GitHub Enterprise Cloud e Team da plataforma. Sua versão final ainda não tem data de lançamento anunciada.

Mais detalhes sobre a novidade podem ser encontrados na documentação oficial da ferramenta, disponível neste link.