GitHub agora permite que empresas patrocinem projetos de código aberto

GitHub agora permite que empresas patrocinem projetos de código aberto

Por Ramon de Souza | 08 de Dezembro de 2020 às 22h50
Reprodução/GitHub

A Microsoft está organizando, entre esta terça (8) e quinta-feira (10), o GitHub Universe, evento online para promover workshops e anunciar novidades para a plataforma de versionamento e compartilhamento de códigos. Uma das coisas mais legais que a companhia revelou no primeiro dia da conferência foi o GitHub Sponsors, que visa empoderar ainda mais o trabalho de programadores dedicados à cena open source.

Trata-se de uma iniciativa que incentiva empresas privadas a patrocinar, com doações periódicas, projetos de código aberto que são utilizados em seus sistemas ou soluções. Como exemplo, a Microsoft cita dois projetos livres que são amplamente usados no mercado para fins lucrativos: o cURL (empregado em mais de 10 bilhões de ambientes ao redor do mundo) e o OpenSSL (que criptografa 66% da internet).

“O código aberto é um componente integral da cadeia de suprimentos de software do Stripe, fornecendo distribuição que atende aos nossos usuários onde quer que eles estejam e estendendo nossa plataforma ao seu potencial máximo”, afirma Mike Fix, engenheiro de software da Stripe, uma das primeiras companhias a aderir à iniciativa. Infelizmente, por enquanto, contribuidores brasileiros não podem ser patrocinados pelo programa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além do Sponsors, o GitHub ganhou outros aprimoramentos bem bacanas, incluindo um modo noturno (Dark Mode) para quem prefere trabalhar com tal nível de contraste. As tão aguardadas Discussões — um espaço dentro do seu repositório que facilitará a comunicação entre contribuidores — também serão inauguradas em breve, tal como pull requests automáticos para mesclagem.

Fonte: MSPowerUser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.