Corrija o problema de sincronização do relógio em computadores com dual boot

Um problema comum enfrentado por quem utiliza computadores com dual boot - instalação combinada de Windows e Linux ou Mac OS X em um mesmo computador - é o da sincronização dos relógios em ambos os sistemas. Ao sair do Linux e entrar no Windows, o relógio sempre fica três horas adiantado, não importa o quão bem ajustado esteja o fuso-horário do computador.

Isso acontece por que esses SOs utilizam métodos diferentes para sincronizar com servidores de fuso-horário e fornecer a hora certa para o usuário: enquanto o Windows sincroniza o horário de acordo com o fuso-horário local, o Linux, o Mac OS X e demais sistemas baseados em UNIX utilizam o sistema GMT para este fim.

Felizmente, é possível corrigir esse problema fazendo uma pequena mudança no registro do Windows 7 ou 8.x. Se você está passando por esse problema, confira como solucioná-lo nas próximas linhas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Passo 01

No Windows 7, abra o menu iniciar, digite "regedit.exe" (sem as aspas) e pressione ENTER no teclado para abrir o editor do registro. No Windows 8 e posteriores, abra o painel Iniciar ou acione a tecla de atalho Winkey + R e digite "regedit", pressionando ENTER em seguida.

Passo 02

No Editor do Registro, siga o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/Control/TimeZoneInformation.

Sincronização de relógio em PCs com dual boot

Passo 03

Clique com o botão direito sobre o diretório /TimeZoneInformation e selecione a opção "Novo" e depois "Valor DWORD (32 bits)".

Sincronização de relógio em PCs com dual boot

Passo 04

Dê o nome "RealTimeIsUniversal" (sem as aspas) ao novo valor. Depois, clique duas vezes sobre ele e, no campo "Dados do valor", mude o valor de 0 para 1.

Sincronização de relógio em PCs com dual boot

Confirme a alteração, feche o Editor do Registro e reinicie o computador. A partir de agora o relógio do seu computador funcionará em sincronia perfeita independente do sistema operacional utilizado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.