Conheça todas as edições do Windows 7

Esta matéria pode conter informações desatualizadas ou sem utilidade após 31/12/2014 12:00.

Quando compramos um novo computador ou mesmo uma licença de uso do Microsoft Windows temos várias opções para escolher, porém muitos usuários não sabem a diferença entre uma versão e outra. Com isso, por vezes escolhemos uma versão mais barata e depois sentimos falta de determinado recurso ou mesmo investimos mais por outros aplicativos que não utilizaremos.

Por isso o Canaltech criou um tutorial para mostrar as características de cada uma das versões disponíveis do Windows 7, e explicamos as diferenças entre uma e outra. Confira!

Windows Starter
Windows Starter

A versão mais básica do Windows não é encontrada à venda no varejo, mas sim é distribuída já pré-instalada em computadores de baixo desempenho, como netbooks e desktops com pouca memória instalada. Descobrimos que esta versão, segundo a Microsoft, só é vendida em países subdesenvolvidos. Bastante limitada em relação a recursos, ela não traz o Modo Windows XP, efeitos Aero, gravador de DVD e mais uma lista enorme, inclusive não permitindo nem a troca do papel de parede. Desenvolvida apenas para dar um "gostinho" do Windows, traz apenas o necesário para navegar na internet e editar seus textos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Windows Home Basic
Home Basic

Embora ainda bastante limitada em relação aos recursos, a versão Home Basic já é um grande avanço em relação a Starter, sendo considerada por muitos como a primeira versão "utilizável" do Windows. Nessa versão é possível (pasmem), trocar o papel de parede, mas ainda não é possível ativar a galeria de fotos, assim como outros recursos como a ferramenta de captura e a visualização dinâmica, que também não são liberadas.

Como é possível observar, os recursos liberados são muito mais voltados para a experiência do usuário, mas não acrescentam nenhum recurso que melhore de fato a utilização do sistema.

Windows Home Premium
Home Premium

A versão Home Premium pode ser considerada a primeira versão realmente voltada para o usuário doméstico, com todos os recursos que ele precisa no seu uso diário. Contando com todos os efeitos do Windows Aero (Glass, Shake e Peek), fundo de tela interativo e suporte a diferentes temas, dá ao usuário pleno controle sobre o visual de seu sistema. O Windows 7 Home Premium é o equivalente ao Windows XP Home Edition em recursos e funcionalidades.

Windows Professional
Professional

A versão Professional e Ultimate do Windows trazem os recursos que usuários mais experientes necessitam em seu sistema, com ferramentas de gerenciamento mais avançadas e um melhor suporte à rede. A versão Professional conta com suporte a conexão remota, modo de compatibilidade do Windows XP, impressão com reconheciento facial, gravador de DVD embutido, Windows Media Center, ferramentas de domínio, de backup, criptografia do sistema de arquivos e Jogos Premium.

Todas as ferramentas encontradas na versão Professional, com exceção os Jogos Premium, são voltados para administradores de sistema e profisisonais da área de tecnologia da informação, o que justifica a grande diferença de preço entre ela e a Home Premium.

Windows Ultimate
Ultimate

Ao olharmos a quantidade de versões que a Microsoft oferece do Windows, fica a impressão de que ela acrescenta alguns recursos em determinadas versões, ou até que são sistemas diferentes, desenvolvidos do zero, mas o que acontece é exatamente o contrário. Todas as versões listadas são na verdade o mesmo sistema, mas cada uma delas possui recursos limitados - segundo a fabricante - para públicos diferentes, e para serem vendidas por um preço menor.

A única versão oficial do Windows é a Ultimate, que é a mãe de todas as outras e a única projetada pela Microsoft. Incluindo todos os recursos oficialmente pensados para o Windows 7, traz o AppLocker, BranchCache, DirectAccess, BitLocker, Notas autoadesivas e é a única versão onde é possível instalar vários pacotes de idiomas.

Todos esses recursos são voltados para os usuários que necessitam ter pleno controle do que o sistema deve ou não fazer, inclusive atribuindo permissões para executar softwares, política de acesso à Internet e controle de acesso ao WIndows Explorer.

É importante lembrar que todas as edições, como exceção da Starter, possuem tanto versões 32 bits quanto 64 bits, mas a escolha da entre uma e outra não altera seu preço.

E você, sente falta de algum recurso listado na versão de Windows que utiliza?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.